<b>Apontamentos sobre vieses alienantes nos versos da música popular brasileira</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i1.11228

  • Egeslaine de Nez UNEMAT
  • Ralf Hermes Siebiger UNEMAT
Palavras-chave: alienação, música popular brasileira, indústria cultural, cidadania cultural

Resumo

Por meio da análise de algumas fases e estilos da música popular brasileira surgidos entre os anos 50 e 80, o presente artigo busca identificar alguns vieses alienantes presentes nas letras de canções compostas dentre os estilos citados. Tem-se como pressuposto o conceito de alienação fundamentado em Marx, traduzido enquanto fenômeno que implique no distanciamento do homem de sua realidade, bem como a concepção de indústria cultural fundamentada em Adorno. A análise de letras de música também fez parte do Cinema Universitário no Projeto de Extensão Formação Continuada de Egressos e Licenciados do "Campus" Universitário do Vale do Teles Pires. O artigo aponta para a necessidade de maior observação por parte da sociedade e principalmente por parte dos educadores no que se refere aos traços alienantes e/ou voltados exclusivamente para o consumo em massa que a produção musical muitas vezes pode assumir, tendo-se em vista a análise crítica desse cenário com vistas à construção de uma cidadania cultural.

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Biografia do Autor

Egeslaine de Nez, UNEMAT
Doutoranda em Educacao pela UFRGS Mestre em Educacao pela UEPG Especialista e Pedagoga pela UNIOESTE/Campus de Cascavel Professora efetiva da UNEMAT - Universidade do EStado de Mato Grosso Campus Universitário Vale do Teles Pires - Colider/MT Departamento de Computação Educacional
Ralf Hermes Siebiger, UNEMAT

Especialista em Planejamento Educacional e Políticas Públicas pela Universidade Gama Filho (UGF), Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB).

Publicado
2011-05-23
Como Citar
Nez, E. de, & Siebiger, R. H. (2011). <b>Apontamentos sobre vieses alienantes nos versos da música popular brasileira</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v33i1.11228. Acta Scientiarum. Education, 33(1), 1-9. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v33i1.11228
Seção
Ensino e Aprendizagem