<b>Apontamentos sobre vieses alienantes nos versos da música popular brasileira</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i1.11228
Resumo
Por meio da análise de algumas fases e estilos da música popular brasileira surgidos entre os anos 50 e 80, o presente artigo busca identificar alguns vieses alienantes presentes nas letras de canções compostas dentre os estilos citados. Tem-se como pressuposto o conceito de alienação fundamentado em Marx, traduzido enquanto fenômeno que implique no distanciamento do homem de sua realidade, bem como a concepção de indústria cultural fundamentada em Adorno. A análise de letras de música também fez parte do Cinema Universitário no Projeto de Extensão Formação Continuada de Egressos e Licenciados do "Campus" Universitário do Vale do Teles Pires. O artigo aponta para a necessidade de maior observação por parte da sociedade e principalmente por parte dos educadores no que se refere aos traços alienantes e/ou voltados exclusivamente para o consumo em massa que a produção musical muitas vezes pode assumir, tendo-se em vista a análise crítica desse cenário com vistas à construção de uma cidadania cultural.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.