<b>Mercantilização do ensino superior: os desafios da universidade diante do atual cenário educacional</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i1.11580
Resumo
O presente trabalho tem por propósito refletir sobre o atual contexto da Educação Superior no Brasil, propiciando o conhecimento de diferentes aspectos que comprovam a importância da ética na formação universitária e a necessidade de contrapô-la à tecnificação do Ensino Superior. Para isso, no primeiro momento, são analisadas as transformações socioculturais ocorridas nas últimas décadas. A apresentação dessas transformações possibilita conhecer as atuais tendências da Educação Superior a partir do processo de globalização, da urbanização, do predomínio do conhecimento e da internacionalização da educação. Com a passagem da "sociedade do trabalho" para a "sociedade do conhecimento", influenciada pelo desenvolvimento das tecnologias da informação, iniciado em meados do século XX, o conhecimento tornou-se uma mercadoria altamente comercializável. A partir de então, os cursos superiores passaram a ser criados sob a ótica do mercado. A abertura do mercado educacional obteve respaldo na década de 1990, após a implementação de políticas educacionais de cunho neoliberal. Tais iniciativas proporcionaram expressivo aumento do número de IES particulares ou privado/mercantis. Ao compreender essa nova dinâmica que configura o mundo contemporâneo e a influência das políticas públicas no âmbito educacional, são apresentadas as consequências do processo de mercantilização do Ensino Superior e os desafios a serem enfrentados pela Universidade
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.