<b>A organização da escolaridade em ciclos: aspectos de sua emergência, desenvolvimento e discussões atuais</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i2.12647

  • Silvana Stremel Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: escola em ciclos, trajetória histórica, política educacional

Resumo

Este artigo apresenta os aspectos históricos da organização da escolaridade em ciclos no Brasil e um panorama da situação atual dessa política. A partir do relatório de Condorcet de 1792, evidencia-se que a flexibilização do tempo escolar já estava presente desde o surgimento da escola moderna e que se fazia necessária em virtude das determinações econômicas e de classe social. O artigo indica que tal flexibilização faz-se ainda necessária pelo fato de que o quadro de exclusão e desigualdade social ainda não foi superado. Indica ainda que a validade ou eficiência dessa política está sempre em discussão, uma vez que os resultados e o impacto dessa política variam de um contexto para outro, principalmente em virtude das condições econômicas, sociais, infraestruturais e pedagógicas das redes de ensino que a adotam, bem como das características dos projetos pedagógicos de organização da escolaridade em ciclos que têm sido implementados

 

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Biografia do Autor

Silvana Stremel, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011).
Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

É licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Doutor (PhD) pelo Institute of Education/University of London (2004). É professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e International Alumni Ambassador - Alumni Association - Institute of Education/ University of London (representante de ex-alunos brasileiros). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UEPG.

Publicado
2011-10-10
Como Citar
Stremel, S., & Mainardes, J. (2011). <b>A organização da escolaridade em ciclos: aspectos de sua emergência, desenvolvimento e discussões atuais</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v33i2.12647. Acta Scientiarum. Education, 33(2), 227-238. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v33i2.12647
Seção
Políticas Públicas e Gestão