<b><i>Hamlet, Macbeth, Otelo</i> e <i>Rei Lear</i> no Ensino de Línguas nas escolas: uma abordagem metodológica</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.15070

  • Valdomiro Polidório Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: literatura, teatro, metodologia, comunicação

Resumo

Neste artigo, abordaremos a relevância do texto cênico nas escolas. Para isso, analisaremos as tragédias Hamlet, Macbeth, Otelo e Rei Lear, de William Shakespeare, e como os professores podem explorá-las como auxílio no ensino de línguas sem, é claro, descaracterizá-las como textos cênicos e literários. Quando nos referimos a línguas, queremos dizer qualquer língua, já que os textos shakespearianos são textos atemporais, polissêmicos e voltados à natureza humana. O teatro faz parte de nossas vidas e, nesse caso, é relevante citarmos o próprio William Shakespeare: “a vida é um palco e nós somos atores”. Partindo desse pressuposto, faremos considerações acerca de como melhor utilizarmos as tragédias Hamlet, Macbeth, Otelo e Rei Lear, de William Shakespeare, na sala de aula.

 

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Biografia do Autor

Valdomiro Polidório, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Possuo graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Realizei estudos de doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Sou professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE desde 1997. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, Crítica Literária, William Shakespeare, Metodologia do Ensino de Literatura. Atuo principalmente nos seguintes temas: ensino de literaturas de língua inglesa, William Shakespeare e metodologia do ensino de literatura. Fiz curso de doutoramento na Universidade de Londres - Inglaterra no período de 2001 a 2005.
Publicado
2012-08-16
Como Citar
Polidório, V. (2012). <b><i>Hamlet, Macbeth, Otelo</i> e <i>Rei Lear</i> no Ensino de Línguas nas escolas: uma abordagem metodológica</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.15070. Acta Scientiarum. Education, 34(2), 243-248. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i2.15070
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas