<b>Formação de professores da educação básica no Brasil - Curso de Pedagogia – Licenciatura, em instituições da Região Sudeste</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.16504

  • Helena Machado de Paula Albuquerque Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Celia Maria Haas Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Regina Magna Bonifácio Araújo Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Palavras-chave: políticas de formação de professores, diretrizes curriculares nacionais, projeto pedagógico, currículo, perfil do pedagogo

Resumo

O artigo em questão apresenta resultados do projeto de pesquisa ‘O significado de ser pedagogo para os alunos do novo curso de Pedagogia-Licenciatura’ vinculado ao grupo de pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Faculdade de Educação da PUC-SP e desenvolvido de agosto de 2010 a julho de 2011 em três instituições. Com o objetivo de investigar, em instituições de educação superior, os projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia, construídos a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o referido curso, consubstanciadas na Resolução n. 1/2006, na sua intencionalidade e prática, buscamos identificar qual o significado de ser pedagogo para os alunos. Adotou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, com pesquisa documental da legislação e dos projetos pedagógicos das três instituições, entrevistas e questionários com alunos, professores, coordenadores e gestores. Os resultados apontam que o perfil do pedagogo, na Região Sudeste, é focado na docência, prioritariamente na Educação Infantil e que a formação do gestor não ocorre. Eles apontam também a necessidade de um maior envolvimento com o curso dos professores das disciplinas de metodologias de ensino, oriundos de outras faculdades/departamentos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Magna Bonifácio Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Professora Adjunta do Departamento de Educação da UFOP e do Mestrado em Educação, Doutora em Educação pela UNICAMP. Área de pesquisa: formação de professores e EJA.
Publicado
2012-11-26
Como Citar
Albuquerque, H. M. de P., Haas, C. M., & Araújo, R. M. B. (2012). <b>Formação de professores da educação básica no Brasil - Curso de Pedagogia – Licenciatura, em instituições da Região Sudeste</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.16504. Acta Scientiarum. Education, 35(1), 105-115. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i1.16504
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas