<b>A educação em tempos de neoliberalismo: dilemas e possibilidades</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.16978

  • Marco Antonio de Oliveira Gomes Universidade Federal de Rondônia
  • Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará
Palavras-chave: crise estrutural do capital, políticas neoliberais, processo de reestruturação produtiva

Resumo

Este artigo discute os reflexos da crise do capitalismo e do processo de reestruturação produtiva em um período histórico marcado pela hegemonia das políticas neoliberais no âmbito da educação escolar. Neste cenário, a ofensiva do capital apresenta alternativas paliativas para a exclusão social com a difusão da ideologia do voluntariado e do Terceiro Setor, além de propostas vinculadas ao pós-modernismo, que, na prática, esvaziam a função social da educação e reforçam ao mesmo tempo a mercantilização do processo escolar. No caso brasileiro, tal projeto confirma uma das características de nossa cultura política: o moderno se constitui por meio do ‘arcaico’, recriando nossa herança histórica ao atualizar aspectos persistentes e, ao mesmo tempo, transformando-os no contexto da globalização. Por fim, apontamos para a necessidade urgente de proposição de novas estratégias de luta, com vistas à criação de uma sociedade emancipada, onde será possível a existência de uma educação integral, segundo a concepção marxiana.

 

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Biografia do Autor

Marco Antonio de Oliveira Gomes, Universidade Federal de Rondônia
Doutor e Mestre em Educação pela UNICAMP. Docente  do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Possui publicação em capítulos de livro e em obras coletivas, artigos em Periódicos e em anais de eventos científicos
Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará
Doutora e Mestre em Educação pela UNICAMP. Docente do Instituto de Ciências da Educação da UFOPA. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Avaliadora institucional e de cursos pelo MEC/INEP. Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar vinculado ao Programa Nacional da Escola de Gestores da Educação Básica (SEB/MEC). Vice-líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR/UFOPA. Editora e Coordenadora da Revista Exitus/ICED-UFOPA. Integrante do Grupo Práxis e FORMAZON. Possui publicação em capítulos de livro e em obras coletivas, artigos em Periódicos e em anais de eventos científicos.
Publicado
2012-08-20
Como Citar
Gomes, M. A. de O., & Colares, M. L. I. S. (2012). <b>A educação em tempos de neoliberalismo: dilemas e possibilidades</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.16978. Acta Scientiarum. Education, 34(2), 281-280. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i2.16978
Seção
Políticas Públicas e Gestão