<b>Organização do trabalho didático: a questão conceitual</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.17180

  • Gilberto Luiz Alves Universidade Anhanguera-Uniderp
Palavras-chave: história da educação, pedagogia, didática, trabalho didático

Resumo

Fundado em obras de Marx, Engels, Lukács, Coménio e Alves, em fontes documentais e historiográficas, o presente trabalho parte de dois pressupostos teóricos: 1º.) com o advento da escola moderna, o instrumento de trabalho conquistou centralidade na relação educativa; 2º.) no conjunto dos instrumentos de trabalho do professor, o manual didático granjeou primazia, pois repousou nele a realização de certo grau de objetivação do trabalho docente. Portanto, ele merece ser elevado à condição de objeto privilegiado em pesquisas da área de história da educação. ‘Organização do trabalho didático’ é uma categoria de análise angular nessas investigações e lastreia produção científica cujo avanço, em paralelo, levanta questões que exigem refinamento teórico. Entre elas, há necessidade de retorno às origens da expressão ‘organização do trabalho didático’ para testar sua consistência, em especial pela difusão, na historiografia, de expressões aparentemente próximas, como organização do trabalho pedagógico, organização do trabalho escolar e organização do trabalho docente. Visando contribuir, nesse sentido, o presente trabalho objetiva: 1º.) difundir, para além do círculo de seus usuários, a precisa acepção conferida à organização do trabalho didático; 2º.) estabelecer a distinção entre essa categoria de análise e os significados atribuídos àquelas expressões aparentemente próximas.

 

 

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Biografia do Autor

Gilberto Luiz Alves, Universidade Anhanguera-Uniderp
Doutor em Educação pela Unicamp. Professor aposentado da Universidade Federal de Mato Groso do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp.
Publicado
2012-08-16
Como Citar
Alves, G. L. (2012). <b>Organização do trabalho didático: a questão conceitual</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.17180. Acta Scientiarum. Education, 34(2), 169-178. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i2.17180
Seção
História da Educação