<b>Organização do trabalho didático: a questão conceitual</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.17180
Resumo
Fundado em obras de Marx, Engels, Lukács, Coménio e Alves, em fontes documentais e historiográficas, o presente trabalho parte de dois pressupostos teóricos: 1º.) com o advento da escola moderna, o instrumento de trabalho conquistou centralidade na relação educativa; 2º.) no conjunto dos instrumentos de trabalho do professor, o manual didático granjeou primazia, pois repousou nele a realização de certo grau de objetivação do trabalho docente. Portanto, ele merece ser elevado à condição de objeto privilegiado em pesquisas da área de história da educação. ‘Organização do trabalho didático’ é uma categoria de análise angular nessas investigações e lastreia produção científica cujo avanço, em paralelo, levanta questões que exigem refinamento teórico. Entre elas, há necessidade de retorno às origens da expressão ‘organização do trabalho didático’ para testar sua consistência, em especial pela difusão, na historiografia, de expressões aparentemente próximas, como organização do trabalho pedagógico, organização do trabalho escolar e organização do trabalho docente. Visando contribuir, nesse sentido, o presente trabalho objetiva: 1º.) difundir, para além do círculo de seus usuários, a precisa acepção conferida à organização do trabalho didático; 2º.) estabelecer a distinção entre essa categoria de análise e os significados atribuídos àquelas expressões aparentemente próximas.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.