<b>O plano de ações articuladas em municípios sul-mato-grossenses e suas implicações para a gestão democrática da educação básica</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.17546

  • Regina Tereza Cestari de Oliveira Universidade Católica Dom Bosco
Palavras-chave: política educacional, plano de desenvolvimento da educação, governos subnacionais

Resumo

Este artigo analisa as implicações do Plano de Ações Articuladas (PAR), integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para a gestão democrática da educação básica, no contexto da política educacional brasileira, no período concernente ao segundo mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2007-2010). Para tanto, apresentam-se resultados de pesquisa, por meio do exame de fontes documentais, focalizando as ações definidas por municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, na Dimensão Gestão Educacional do PAR. Considera-se que essas ações, em consonância com as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, indicam os limites e possibilidades de construção da gestão democrática da educação básica, dependendo da implementação pelos municípios, no exercício de sua autonomia em âmbito local.

 

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Biografia do Autor

Regina Tereza Cestari de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional, legislação educacional, Mato Grosso do Sul e instituições escolares. Currículo Lattes
Publicado
2012-11-14
Como Citar
Oliveira, R. T. C. de. (2012). <b>O plano de ações articuladas em municípios sul-mato-grossenses e suas implicações para a gestão democrática da educação básica</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.17546. Acta Scientiarum. Education, 34(2), 291-300. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i2.17546
Seção
Políticas Públicas e Gestão