<b>Revisitando a história do ensino de Sociologia na Educação Básica</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20222

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Palavras-chave, ensino de ciências sociais, currículo escolar, história da Sociologia

Resumo

O presente trabalho visa repensar o histórico da Sociologia enquanto disciplina escolar, não apenas reconstituindo o seu percurso, marcado por ausências e presenças no currículo da escola, como também refletindo sobre as razões de sua intermitência, apontando para outros argumentos ainda não desenvolvidos por pesquisadores deste campo de investigação. Buscamos desenvolver este trabalho em duas partes: a) na primeira analisamos a presença da Sociologia nos currículos escolares da primeira metade do século XX, investigando seu processo de introdução e de retirada da escola; b) na segunda, focamos nossa reflexão em torno do processo paulatino de reintrodução desta ciência na Educação Básica, analisando os sentidos que são atribuídos a mesma, bem como os avanços e impasses institucionais que tem marcado esse processo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Alagoas
Licenciado e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas, atuando em seu Programa de Pós-Graduação em Educação.
Publicado
2013-07-15
Como Citar
Oliveira, A. (2013). <b>Revisitando a história do ensino de Sociologia na Educação Básica</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20222. Acta Scientiarum. Education, 35(2), 179-189. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20222
Seção
História da Educação