<b>O trabalho como princípio educativo e a organização do trabalho pedagógico na escola
Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar as contribuições do trabalho como princípio educativo para a organização do trabalho pedagógico no espaço escolar. Entendemos que a organização do trabalho pedagógico deve ser pensada segundo as relações dialéticas estabelecidas entre a escola, como espaço privilegiado de educação e o modo de produção capitalista. Portanto, elencamos considerações acerca da relação trabalho e educação, as quais somente fazem sentido se observadas na perspectiva da crítica marxista, quais sejam: 1. A divisão social do trabalho expressa na organização do trabalho pedagógico e a manutenção da sociedade de classes; 2. a proposta socialista de educação, a propósito da união trabalho e instrução. Ao concluir, notamos que a obra de Marx pode ser entendida como uma reação ao imobilismo dos homens ante a sociedade capitalista e à divisão do trabalho humano em intelectual e manual. Em vista da superação da sociedade de classe e da consequente divisão social do trabalho, o referido autor defende a socialização do conhecimento a todos os homens, de modo que seja possível que a classe trabalhadora também seja detentora do saber. A educação é vista como um elemento formativo importante para o processo revolucionário que seria levado a cabo pelos trabalhadores.
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