<b>O trabalho como princípio educativo e a organização do trabalho pedagógico na escola

  • Mario Borges Netto Universidade Federal do Tocantins
  • Carlos Alberto Lucena Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: educação, organização do trabalho pedagógico, trabalho como princípio educativo.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar as contribuições do trabalho como princípio educativo para a organização do trabalho pedagógico no espaço escolar. Entendemos que a organização do trabalho pedagógico deve ser pensada segundo as relações dialéticas estabelecidas entre a escola, como espaço privilegiado de educação e o modo de produção capitalista. Portanto, elencamos considerações acerca da relação trabalho e educação, as quais somente fazem sentido se observadas na perspectiva da crítica marxista, quais sejam: 1. A divisão social do trabalho expressa na organização do trabalho pedagógico e a manutenção da sociedade de classes; 2. a proposta socialista de educação, a propósito da união trabalho e instrução. Ao concluir, notamos que a obra de Marx pode ser entendida como uma reação ao imobilismo dos homens ante a sociedade capitalista e à divisão do trabalho humano em intelectual e manual. Em vista da superação da sociedade de classe e da consequente divisão social do trabalho, o referido autor defende a socialização do conhecimento a todos os homens, de modo que seja possível que a classe trabalhadora também seja detentora do saber. A educação é vista como um elemento formativo importante para o processo revolucionário que seria levado a cabo pelos trabalhadores.

 

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Biografia do Autor

Mario Borges Netto, Universidade Federal do Tocantins
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do colegiado do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - campus universitário de Tocantinópolis.
Carlos Alberto Lucena, Universidade Federal de Uberlândia
Doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Formação Humana.
Publicado
2015-10-01
Como Citar
Borges Netto, M., & Lucena, C. A. (2015). <b&gt;O trabalho como princípio educativo e a organização do trabalho pedagógico na escola. Acta Scientiarum. Education, 37(4), 371-381. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.24462
Seção
História da Educação