<b>Professoras do atendimento educacional especializado: intervenção clínica ou pedagógica?

  • Renata Porcher Scherer Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Maria Cláudia Dal'Igna Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: inclusão escolar, atendimento educacional especializado, sala de recursos

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como os discursos de diferentes campos de saber se articulam para constituir as práticas pedagógicas das professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atuam em salas de recursos multifuncionais de um município do Rio Grande do Sul. Toma como objeto empírico o material produzido a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras do AEE. A pesquisa fundamentou-se na perspectiva pós-estruturalista, principalmente no pensamento de Michel Foucault. Assim, o conceito de discurso foi utilizado como ferramenta teórico-metodológica para tratar, organizar e analisar o volume de informações produzidas a partir do exame do material empírico. Os resultados da pesquisa possibilitam afirmar que: (1) alguns discursos – especialmente os discursos legais e psicológicos – fundamentam a formação acadêmica e profissional das professoras do Atendimento Educacional Especializado e acabam participando da produção das práticas realizadas na sala de recursos multifuncional; (2) as práticas desenvolvidas na sala de recursos multifuncional têm se voltado com maior ênfase para o atendimento clínico-terapêutico e, de forma mais incipiente, para o atendimento pedagógico especializado.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Porcher Scherer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Mestranda em Educação, especialista em Educação Especial e graduada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora nas redes municipais de Novo Hamburgo e Portão, RS/Brasil. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/Unisinos/CNPq). A pesquisa de mestrado que desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos tem como foco as adaptações curriculares e é apoiada pelo CNPq.
Maria Cláudia Dal'Igna, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação.

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Membro do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS/CNPq) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq). 

Publicado
2015-10-01
Como Citar
Scherer, R. P., & Dal’Igna, M. C. (2015). <b&gt;Professoras do atendimento educacional especializado: intervenção clínica ou pedagógica?. Acta Scientiarum. Education, 37(4), 415-425. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.24642
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas