<b>O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo

  • Marina Cyrino Universidade Estadual Paulista
  • Samuel de Souza Neto Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: formação de professores, escola e universidade, professor-colaborador, estágio curricular

Resumo

Este artigo tem como temática o Estágio Curricular (EC) do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo foi compreender os elementos que tornam o EC uma atividade formativa para os licenciandos. A pesquisa foi qualitativa tendo como técnicas: observação, entrevistas semiestruturadas com 22 participantes e fonte documental. Nos resultados, ponderamos que o EC pode ser formativo se considerarmos quatro pontos: concepção de estágio que cada participante possui; compromisso da instituição escolar na formação inicial de professores; condições dos professores e das escolas para assumir um papel na formação de estagiários; tipos de relações estabelecidas no processo de estágio. Estes elementos possibilitaram pensar a prática como centro do processo, bem como a escola com compromissos formais e intencionais na formação do estagiário.

 

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Biografia do Autor

Marina Cyrino, Universidade Estadual Paulista

Instituto de Biociências

Departamento de Educação
Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino - DOFPPEN

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista

Prof.Livre-Docente

Instituto de Biociências - Departamento de Educação

Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino - DOFPPEN

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física | NEPEF-FPCT

Publicado
2015-10-01
Como Citar
Cyrino, M., & Souza Neto, S. de. (2015). <b&gt;O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo. Acta Scientiarum. Education, 37(4), 401-413. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.25521
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas