<b>Conhecimentos dos docentes do 1º ciclo do ensino básico sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

  • Eduardo Chaves Cruz Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Cecilia Mendes Espinho Brito Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos-Eb1
Palavras-chave: conhecimento, experiência profissional, professor, formação.

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurocomportamental que se caracteriza por padrões persistentes e níveis inadequados de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. É o transtorno mais frequente em idade escolar, pelo que se torna pertinente que o professor saiba intervir adequadamente, recorrendo a estratégias educativas e comportamentais apropriadas, tendo em vista o sucesso acadêmico e a integração social. Atualmente, o TDAH é provavelmente o transtorno da infância mais estudado e com o qual os docentes do 1.º Ciclo mais se debatem no seu quotidiano. Neste estudo, com o objetivo de identificar os conhecimentos que os docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico possuem sobre esse transtorno e qual a influência da experiência profissional na avaliação que eles fazem do seu conhecimento, elaborou-se e aplicou-se um questionário a uma amostra de duzentos e cinquenta docentes. Os resultados obtidos evidenciam que, na generalidade, os docentes, apesar de já terem trabalhado com crianças com TDAH, consideram o seu conhecimento satisfatório, revelando a necessidade de uma maior formação nesta área.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-08-01
Como Citar
Cruz, E. C., & Brito, C. M. E. (2016). <b&gt;Conhecimentos dos docentes do 1º ciclo do ensino básico sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Acta Scientiarum. Education, 38(3), 303-308. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.27206
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas