A(s) Estrada(s) Não Tomada(s) e a Internacionalização no Brasil: Jornada ou Destino?

Palavras-chave: internacionalização; COVID-19; autoavaliação; ensino superior

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir os possíveis rumos que a internacionalização do ensino superior no Brasil pode tomar em um cenário pós pandemia da COVID-19 a partir da autoavaliação institucional conforme proposta na matriz de Amorim (2020). Inspirados pelo poema de Robert Frost e pela metáfora da bifurcação no caminho, abordamos duas orientações da internacionalização do ensino superior, a saber: a de cooperação e a de competição. A revisão da literatura da área aponta uma possível mudança de paradigma (da competição para a cooperação) e a discussão proposta aqui conclui que essa mudança pode ser ampliada/acelerada no contexto pós-pandemia. O estudo é de cunho reflexivo e usa a metáfora do GPS para auxiliar a autoavaliação das instituições de ensino superior (IES) brasileiras nas duas estradas do poema, no contexto da internacionalização, a fim de orientar as IES em estradas ainda não trilhadas em face do contexto sem precedentes imposto pela pandemia. Concluímos que a mudança de rota/paradigma pode ser feita de maneira mais segura com o uso do GPS/autoanálise institucional do processo de internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aksnes, D. W., Frølich, N., & Slipersæter, S. (2008). Science policy and the driving forces behind the internationalisation of science: the case of Norway. Science and Public Policy, 35(6), 445-457. DOI: https://doi.org/10.3152/030234208X331236

Amorim, G. B. (2020). A internacionalização do ensino superior no Brasil: uma proposta de matriz multidimensional de (auto) avaliação (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

Ankel, S. (2020). At least 5 countries – including a small Caribbean island – are accusing the US of blocking or taking medical equipment they need to fight the coronavirus. Insider. Retrieved from https://www.businessinsider.com/coronavirus-us-accused-of-diverting-medical-equipment-from-countries-2020-4

Associação Brasileira de Educação Internacional [Faubai]. (2017). Políticas linguísticas para a internacionalização do ensino superior (Documento do GT de Políticas Linguísticas para Internacionalização Brasil).

Baumvol, L., & Sarmento, S. (2019). Can the use of english as a medium of instruction promote a more inclusive and equitable higher education in Brazil? SFU Educational Review, 12(2), 87-105. DOI: https://doi.org/10.21810/sfuer.v12i2.941

Beck, K., & Ilieva, R. (2019). “Doing” Internationalization. SFU Educational Review, 12(3), p. 18-39. DOI: https://doi.org/10.21810/sfuer.v12i3.1031

Beelen, J., & Jones, E. (2015). Redefining internationalization at home. In A. Curaj, L. Matei, R. Pricopie, J. Salmi, & P. Scott (Eds.), The European higher education area (p. 59-72). Springer Cham, DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-20877-0

Blommaert, J. (2010). The sociolinguistics of globalization: Cambridge approaches to language contact. Nova York, NY, Cambridge University Press.

Blommaert, J. (2013). Citizenship, language, and superdiversity: towards complexity. Journal of Language, Identity & Education, 12(3), 193-196. DOI: https://doi.org/10.1080/15348458.2013.797276

Brandenburg, U., & De Wit, H. (2011). The end of internationalisation. International Higher Education, 62, 15-17. DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2011.62.8533

Brasilian Association for International Education [Faubai]. (2018). Guide to English as Medium of Instruction in Brazilian Higher Education Institutions 2018-2019. British Council.

Capes. Ministério da Educação. (2020). Edital. Retrieved from https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/02022018-Edital-41-2017-Print-alteracao-anexo-1.pdf

De Wit, H. (2011). Trends, issues and challenges in internationalisation of higher education. Amsterdam, NL: Centre for Applied Research on Economics and Management, School of Economics and Management of the Hogeschool van Amsterdam.

De Wit, H. (2017). Global: Internationalization of Higher Education: Nine Misconceptions. In G. Mijut, P. G. Albach, & H. de Wit. (Eds.), Understanding higher education internationalization. Global perspectives on higher education (p. 9-12). Rottherdam: Sense Publishers.

De Wit, H. (2019). Internationalization in higher education, a critical review. SFU Educational Review, 12(3), 9-17. DOI: https://doi.org/10.21810/sfuer.v12i3.1036

De Wit, H. (2020). Business model of internationalisation is falling apart. University World News. Retrieved from https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20200519133420380

De Wit, H., Hunter, F., Howard L., & Egron-Polak, E. (Eds.), (2015). Internationalisation of higher education. Brussels, BE: European Parliament, Directorate-General for Internal Policies.

Diniz De Figueiredo, E. H., & Martinez, J. (2021). The locus of enunciation as a way to confront epistemological racism and decolonize scholarly knowledge. Applied Linguistics, 42(2), 355-359. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amz061

Finardi, K. R. (2022). As línguas e rankings no Oscar da internacionalização das produções científicas latino-americanas. Estudos Linguísticos, 51(1), 147-161. DOI: http://dx.doi.org/10.21165/el.v51i1.3180

Finardi, K. R., Guzmán-Valenzuela, C. (2021). Pensando a Internacionalização do Ensino Superior na América Latina a Partir de Evidências da Produção Científica do Brasil e do Chile. In J. Wassem, E. M. A. Pereira, & E. B. Ferreira (Orgs.), Novos e Velhos Desafios da Internacionalização da Educação Superior na Contemporaneidade (1a ed., p. 179-193). São Paulo, SP: Annablume.

Finardi, K. R., Sembiante, S., Amorim, G., & Veronez, T. (2020). Internationalizations in two loci of enunciation: the south and global north. ETD-Educação Temática Digital, 22(3), 591-611.

Gibson, K. L., Rimmington, G. M., & Landwehr-Brown, M. (2008). Developing global awareness and responsible world citizenship with global learning. Roeper Review, 30(1), 11-23. DOI: https://doi.org/10.1080/02783190701836270

Graves, K. (2000). Designing language courses: a guide for teachers. Boston, MA: Heinle & Heinle.

Guimarães, F. F. & Hildeblando Júnior, C. A. (2022). Digital resources and English as an additional language in higher education: possibilities for internationalization. Ilha do Desterro, 74, 269-297.

Guzmán-Valenzuela, C., & Gómez, C. (2019). Advancing a knowledge ecology: changing patterns of higher education studies in Latin America. Higher Education, 77(1), 115-133. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-018-0264-z

Hamel, R. E. (2013). L’anglais, langue unique pour les sciences? Le rôle des modèles plurilingues dans la recherche, la communication scientifique et l'enseignement supérieur. Synergies Europe, 8, 53-66.

Hudzik, J. K. (2011). Comprehensive internationalization: from concept to action. Washington, D.C.: NAFSA: Association of International Educators.

Ilieva, R., Beck, K., & Waterstone, B. (2014). Towards sustainable internationalisation of higher education. Higher Education, 68(6), 875-889. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-014-9749-6

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2020). Uso de internet, televisão e celular no Brasil. Retrieved from https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html

Jones, E., & De Wit, H. (2012). Globalization of internationalization: thematic and regional reflections on a traditional concept. AUDEM: The International Journal of Higher Education and Democracy, 3(1), 35-54.

Joseph, C. (2012). Internationalizing the curriculum: pedagogy for social justice. Current Sociology, 60(2), 239-257. DOI: https://doi.org/10.1177/0011392111429225

Kapa, R. (2020). ‘A ciência sairá muito fortalecida desta pandemia’, afirma Pedro Hallal. O Globo. Retrieved from https://oglobo.globo.com/brasil/a-ciencia-saira-muito-fortalecida-desta-pandemia-afirma-pedro-hallal-24567829

Knight, J. (2011). Five myths about internationalization. International Higher Education, 62. DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2011.62.8532

Leal, F. G. (2020a). Bases epistemológicas dos discursos dominantes de ‘internacionalização da educação superior’ no Brasil (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Leal, F. G. (2020b). COVID-19 is a wake-up call for Brazil’s universities. Retrieved from https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20200724100221821

Leal, F. G., Stallivieri, L., & Moraes, M. C. B. (2018). Indicadores de internacionalização: o que os rankings acadêmicos medem?. Revista Internacional de Educação Superior, 4(1), 52-73. DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650638

Leask, B. (2015). Internationalizing the curriculum. Abingdon, UK: Routledge.

Leask, B., & Green, W. (2020). Is the pandemic a watershed for internationalisation? University World News. Retrieved from https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20200501141641136

Leite, D., & Genro, M. E. (2012). Avaliação e internacionalização da educação superior: Quo vadis América Latina. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 17(3), 763-785. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000300009

Lima, M. C., & Maranhão, C. M. S. A. (2009). O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 14(3), 583-610. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772009000300004

Majee, U. S., & Ress, S. B. (2018). Colonial legacies in internationalisation of higher education: racial justice and geopolitical redress in South Africa and Brazil. Compare: A Journal of Comparative and International Education, 50(4), p. 463-481. DOI: https://doi.org/10.1080/03057925.2018.1521264

Martinez, R. (2016). English as a Medium of Instruction (EMI) in Brazilian higher education: challenges and opportunities. In K. Finardi. English in Brazil: views, policies and programs (p. 191-228). Londrina, PR: Eduel.

Morosini, M. C. (2011). Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, 27(1), 93-112. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100005

Patel, F., & Lynch, H. (2013). Glocalization as an alternative to internationalization in higher education: embedding positive glocal learning perspectives. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, 25(2), 223-230.

Piccin, G. F. O., & Finardi, K. R. (2019). Questioning global citizenship education education in the internationalization agenda. SFU Educational Review Journal, 12(3), 73-89. DOI: https://doi.org/10.21810/sfuer.v12i3.1015

Ramos, M. Y. (2018). Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educação e Pesquisa, 44, 1-22. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201706161579

Raupp, M., & Kolb, F. A. (1990). Evaluation Management Handbook. Andover, MA: Network, Inc.

Raupp, M., & Reichle, A. (2003). Avaliação: ferramenta para melhores projetos. Santa Cruz do Sul, RS: Edunisc.

Rumbley, L. E. (2015). “Intelligent internationalization”: A 21st century imperative. International Higher Education, 80, 16-17. DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2015.80.6146

Sabzalieva, E., Martinez, M., & Sá, C. (2019). Moving beyond “north” and “south”: global perspectives on international research collaborations. Journal of Studies in International Education, 1-6. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315319889882

Santos, F. S., & De Almeida Filho, N. (2012). A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Coimbra, PT: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Saraswat, A. (2020). COVID-19: Universities Are Filling the Void in International Cooperation. TGP The Geopolitics. Retrieved from https://thegeopolitics.com/covid-19-universities-are-filling-the-void-in-international-cooperation/

Selasi, T. (2014). Don’t ask me where I’m from, ask me where I’m a local. TED Ideas worth spreading. Retrieved from https://www.ted.com/talks/taiye_selasi_don_t_ask_where_i_m_from_ask_where_i_m_a_local on Sept

Sousa Santos, B. (2007). Beyond abyssal thinking: from global lines to ecologies of knowledges. Binghamton University Review, 30(1), 45-89.

Sousa Santos, B., & Meneses, M. P. (2014). Epistemologias do sul. São Paulo, SP: Cortez.

Stallivieri, L. (2017). Internacionalização e intercâmbio. Curitiba, PR: Appris e Livraria Eireli-ME.

Stallivieri, L. (2020). International virtual education needs greater support. University World News. Retrieved from https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20200518150642841

Stein, S., Andreotti, V., Bruce, J., & Suša, R. (2016). Towards different conversations about the internationalization of higher education. Comparative and International Education/Éducation comparée et internationale, 45(1), 2. DOI: https://doi.org/10.5206/cie-eci.v45i1.9281

Stier, J. (2004). Taking a critical stance toward internationalization ideologies in higher education: idealism, instrumentalism and educationalism. Globalisation, Societies and Education, 2(1), 1-28. DOI: https://doi.org/10.1080/1476772042000177069

Streck, D., & Abba, J. (2018). Internacionalização da educação superior e herança colonial na América Latina. In L. Korsunsky, D. Del Valle, E. Miranda, & C. Suasnábar. Internacionalización y producción de conocimiento: el aporte de las redes académicas (p. 113-131). Buenos Aires, AR: IEC - CONADU; CLACSO.

Stufflebeam, D. L. (1968). Evaluation as enlightenment for decision-making. Columbus, OH: Ohio State University.

Stufflebeam, D. L. (1971). The relevance of the CIPP Evaluation Model for Educational Accountability. Columbus, OH: Ohio State University.

Vavrus, F., & Pekol, A. (2015). Critical internationalization: moving from theory to practice. FIRE: Forum for International Research in Education, 2(2), 5-21.

Villela, J. A. (2018). Internacionalização do ensino superior: um estudo de caso na Universidade de Brasília–UnB. In Anais do Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 18. Florianópolis, SC: UFSC.

Welikala, T. (2011). Rethinking the international higher education curriculum: mapping the research landscape. Nottingham, UK: Nottingham University.

Woicolesco, V. G., Cassol-Silva, C. C., & Morosini, M. (2022). Internationalization at Home and Virtual: a sustainable model for Brazilian Higher Education. Journal of Studies in International Education, 26(2), 222-239.

Zanchet, B. M. B. A., & Selbach, P. T., & Vighi, C. S. B. (2017). A internacionalização do ensino superior: um desafio para as universidades. Roteiro, 42(3), 477-496. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13665

Publicado
2022-09-06
Como Citar
Amorim, G. B., & Finardi, K. R. (2022). A(s) Estrada(s) Não Tomada(s) e a Internacionalização no Brasil: Jornada ou Destino?. Acta Scientiarum. Education, 44(1), e55211. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.55211
Seção
História e Filosofia da Educação