<b>As práticas educativas de qualidade como fator de normalização escolar na educação infantil</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i2.11166

  • Rudinei Barichello Augusti Faculdades de Itapiranga
  • Carla Berwanger Faculdades de Itapiranga
Palavras-chave: normalidade, governamento, qualidade, Educação Infantil

Resumo

Esta produção intelectual persegue a busca da maior compreensão acerca das questões que perpassam o cenário educacional, mais especificamente as práticas de qualidade na Educação Infantil. Fazem-se necessárias investigações, para que se compreenda o desejo de governamento e de qualidade na Educação Infantil e, ao mesmo tempo, as práticas pedagógicas de qualidade e de controle que ocorrem nos espaços escolares. As práticas educativas de qualidade são percebidas dentro deste âmbito de relações de poder governamental. A qualidade não se faz entender como o desejo e a necessidade de cada sujeito dentro de seu contexto social e cultural, mas sim, dentro de uma perspectiva de anseios políticos, econômicos, sociais e culturais generalizados, que resulta em uma unificação do que se acopla como qualidade educativa nacional. Dessa forma, tem-se como objetivo investigar a legislação e outros referenciais teóricos, os ambientes escolares e como se dá a qualidade nas práticas normativas de educação em nível de Educação Infantil, para compreender como acontece a normalização e o controle escolar pelo viés do governamento.

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Biografia do Autor

Rudinei Barichello Augusti, Faculdades de Itapiranga
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003) e Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2009) (Mestre em Educação). Atualmente é professor horista da FAI - Faculdades de Itapiranga-SC e Professor horista na FAISA - Faculdades de Santo Augusto - RS. Tem experiência na área de Educação e Ciência Política, com ênfase em Filosofia da Educação, Filosofia, Ética, Antropologia, Ciência Política, Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação e formação de professores, política, direitos humanos e educação e inclusão.
Carla Berwanger, Faculdades de Itapiranga
Carla Berwanger é acadêmica do 10º Semestre de Pedagogia da FAI Faculdades.
Publicado
2011-10-10
Como Citar
Augusti, R. B., & Berwanger, C. (2011). <b>As práticas educativas de qualidade como fator de normalização escolar na educação infantil</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v33i2.11166. Acta Scientiarum. Education, 33(2), 247-256. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v33i2.11166
Seção
Ensino e Aprendizagem