<b>O processo de inclusão na escola: um espaço de escuta com professores</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i2.11205
Resumo
Este estudo surgiu da sistematização do conteúdo obtido a partir da escuta de professores da rede de ensino da região de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, acerca da inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em escolas regulares. Foram realizados encontros com os professores pesquisados no ano de 2008. Os encontros se constituíram em um espaço aberto com a valorização da espontaneidade de cada participante, reforçando a importância de um debate entre os participantes para uma auto-formação e ação reflexiva acerca de sua atuação profissional (prática pedagógica). Para a escuta dos professores foram utilizados os preceitos da psicanálise freudo-lacaniana, com uma perspectiva crítico-colaborativa a fim de identificar a posição do professor na estrutura discursiva da escola, bem como promover deslocamentos nas posições subjetivas dos professores em relação à problemática de seus alunos. Por fim, observou-se que na construção de processos inclusivos encontramos obstáculos relativos aos supostos limites e possibilidades da prática (organizativa e pedagógica) e dos saberes acerca dos sujeitos com NEE. Destarte, considerando-nos participantes, o aprendizado nos afeta e nos transforma, possibilitando, quiçá, a transformação da realidade.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.