<b>Formação e docência no ensino superior: uma meta-análise de artigos publicados em revistas brasileiras de educação</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v34i1.14630

  • Vantielen da Silva Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: docência no ensino superior, formação de formadores,

Resumo

Neste artigo apresentamos reflexões e apontamentos sobre a formação de formadores e a docência no Ensino Superior. Analisamos a organização, as propostas dos cursos de pós-graduação e a preparação do professor universitário para o exercício de ensinar e formar plenamente os acadêmicos dos diferentes cursos. Destacamos que as reflexões sobre este tema estão sob a abordagem fenomenológico-hermenêutica da pesquisa, a qual instigou um estudo meta-analítico pautada na interpretação, compreensão e análise de conteúdos. Buscamos, com esse trabalho, responder à questão: “O que se revela sobre a formação de formadores nos artigos publicados em Revistas Brasileiras de Educação?” Que foi direcionada para artigos publicados nas Revistas Brasileiras da Educação, online, no período 1999-2009. A abordagem desta temática revelou-se significativa, em especial, pela necessidade de conhecimento e desenvolvimento de discussões pautadas na formação pedagógica dos docentes e, como isto é tratado nos diferentes artigos de diversas revistas do meio educacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vantielen da Silva Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Graduada em Pedagogia. Especialista em Formação de Professores para Docência no Ensino Superior. Desenvolve pesquisas na área de ensino-aprendizagem e formação de professores.
Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Possui graduação em Matemática (2004) e especialização em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Pesquisa na área é professor substituto na Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Publicado
2012-02-13
Como Citar
Silva, V. da S., & Klüber, T. E. (2012). <b>Formação e docência no ensino superior: uma meta-análise de artigos publicados em revistas brasileiras de educação</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v34i1.14630. Acta Scientiarum. Education, 34(1), 87-97. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i1.14630
Seção
Ensino e Aprendizagem