<b>Matemáticas ou diferentes usos da matemática? Reflexões a partir da filosofia de Wittgenstein</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.17806
Resumo
Nosso objetivo no presente trabalho é propor uma interpretação diferente da que comumente vem sendo dada sobre o tema ‘matemática ou matemáticas’, a saber, de que haveria diferentes matemáticas: a matemática do dia a dia, a matemática escolar, a matemática acadêmica etc. Tal afirmação muitas vezes é feita pelas reflexões da filosofia madura de Ludwig Wittgenstein. Assim, pretendemos desenvolver este trabalho da seguinte forma: discutiremos em linhas gerais algumas questões presentes na primeira fase do pensamento de Wittgenstein que atuam como pano de fundo e ajudam a compreender a discussão que se seguirá; explicitaremos como está fundamentada a afirmação da existência de várias matemáticas, segundo nossa compreensão, e, discutindo alguns conceitos de Wittgenstein, com especial atenção para o conceito de semelhanças de família, proporemos nossa interpretação sobre o tema ‘matemática ou matemáticas’.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.