<b>Matemáticas ou diferentes usos da matemática? Reflexões a partir da filosofia de Wittgenstein</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.17806

  • Paulo Vilhena da Silva Universidade Federal do Pará
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: vagueza do conceito, etnomatemática, jogos de linguagem, semelhanças de família de família.

Resumo

Nosso objetivo no presente trabalho é propor uma interpretação diferente da que comumente vem sendo dada sobre o tema ‘matemática ou matemáticas’, a saber, de que haveria diferentes matemáticas: a matemática do dia a dia, a matemática escolar, a matemática acadêmica etc. Tal afirmação muitas vezes é feita pelas reflexões da filosofia madura de Ludwig Wittgenstein. Assim, pretendemos desenvolver este trabalho da seguinte forma: discutiremos em linhas gerais algumas questões presentes na primeira fase do pensamento de Wittgenstein que atuam como pano de fundo e ajudam a compreender a discussão que se seguirá; explicitaremos como está fundamentada a afirmação da existência de várias matemáticas, segundo nossa compreensão, e, discutindo alguns conceitos de Wittgenstein, com especial atenção para o conceito de semelhanças de família, proporemos nossa interpretação sobre o tema ‘matemática ou matemáticas’.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Vilhena da Silva, Universidade Federal do Pará

Paulo Vilhena da Silva é Mestre e Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. É professor do ensino básico na rede pública do município de Ananindeua, Pará.

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará
Marisa Rosâni Abreu da Silveira é Dra. em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) com estágio doutoral na Universidade de Paris 7 (França) e Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Paris 1 (Sorbonne/França). Professora da Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Publicado
2013-03-08
Como Citar
Silva, P. V. da, & Silveira, M. R. A. da. (2013). <b>Matemáticas ou diferentes usos da matemática? Reflexões a partir da filosofia de Wittgenstein</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.17806. Acta Scientiarum. Education, 35(1), 125-132. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i1.17806
Seção
Ensino e Aprendizagem