<b>Matemáticas ou diferentes usos da matemática? Reflexões a partir da filosofia de Wittgenstein</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.17806
Resumen
Nosso objetivo no presente trabalho é propor uma interpretação diferente da que comumente vem sendo dada sobre o tema ‘matemática ou matemáticas’, a saber, de que haveria diferentes matemáticas: a matemática do dia a dia, a matemática escolar, a matemática acadêmica etc. Tal afirmação muitas vezes é feita pelas reflexões da filosofia madura de Ludwig Wittgenstein. Assim, pretendemos desenvolver este trabalho da seguinte forma: discutiremos em linhas gerais algumas questões presentes na primeira fase do pensamento de Wittgenstein que atuam como pano de fundo e ajudam a compreender a discussão que se seguirá; explicitaremos como está fundamentada a afirmação da existência de várias matemáticas, segundo nossa compreensão, e, discutindo alguns conceitos de Wittgenstein, com especial atenção para o conceito de semelhanças de família, proporemos nossa interpretação sobre o tema ‘matemática ou matemáticas’.
Descargas
DECLARACIÓN DE ORIGINALIDAD Y DERECHOS DE AUTOR
Declaro que este artículo es original y no ha sido presentado para publicación en ninguna otra revista nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad.
Los derechos de autor pertenecen exclusivamente a los autores. Los derechos de licencia utilizados por el periódico son la licencia Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): por lo tanto, se permite compartir (copiar y distribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear material a partir del contenido). licencia para cualquier propósito, incluidos fines comerciales).
Se recomienda leer este enlace para obtener más información sobre el tema: proporcionar créditos y referencias correctamente, entre otros detalles cruciales para el buen uso del material licenciado.