<b>Desprivatização da educação, ‘revolução participativa da educação’ e socialismo do século XXI na Nicarágua</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.17976

  • Thomas Muhr University of Bristol
Palavras-chave: ALBA, democracia, desprivatização, desenvolvimento, Nicarágua, regionalismo, socialismo

Resumo

Este artigo investiga aspectos do processo Revolução Participativa da Educação na Nicarágua, centrando-se na sua relação com o modelo de desenvolvimento nacional de Poder Cidadão e com a construção do socialismo do século XXI na América Latina e Caribe através da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Acordo de Comércio dos Povos (ALBA-TCP). Com base na noção de “democracia revolucionária”, a qual define os fundamentos da visão de socialismo do século XXI, desenvolve-se o argumento de que o Poder Cidadão, tal como promovido pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) desde o seu regresso ao governo em Janeiro de 2007, significa uma transformação estrutural do neoliberalismo para o socialismo do século XXI. Em lugar de uma análise exaustiva das políticas educativas da FSLN, dá-se particular atenção à desprivatização da educação e à sua restauração como um direito humano e uma responsabilidade do Estado. Examinam-se dois elementos da Revolução Participativa da Educação que têm uma relevância direta para a construção da democracia socialista/revolucionária: a Campanha Nacional de Alfabetização De Martí a Fidel e a Grande Consulta Nacional sobre a Reforma Curricular do Ensino Básico e Médio de 2007/2008.

 

[S1]Não é destaque, mas citação do nome dado pelo governo ao processo de implementação de políticas educativas na Nicarágua. Não é um conceito do autor.

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Publicado
2012-08-20
Como Citar
Muhr, T. (2012). <b>Desprivatização da educação, ‘revolução participativa da educação’ e socialismo do século XXI na Nicarágua</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.17976. Acta Scientiarum. Education, 34(2), 269-280. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i2.17976
Seção
Políticas Públicas e Gestão