<b> Posições teológicas e políticas de D. Helmel e D. Cavallin (1978-1992) </b> - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.18635
Resumo
Este texto tem por objetivo geral discutir as intervenções de Dom Frederico Helmel e Dom Albano Cavallin na Diocese de Guarapuava, no período compreendido entre a criação do Boletim Diocesano (1978) e o final do bispado de D. Cavallin (1992). Em termos específicos, pretende-se analisar os sentidos que os prelados atribuíram ao Boletim Diocesano (BD), bem como problematizar as posições teológicas e políticas da Diocese de Guarapuava nesse contexto. Apoia-se nos conceitos de poder simbólico e intelectual como produtor de capital simbólico de Pierre Bourdieu e nos exemplares do Boletim Diocesano para debater a hipótese de que os prelados fizeram uso desse órgão impresso para consagrar as posições da Igreja Católica na Diocese de Guarapuava, particularmente por estabelecerem-no como mensageiro da Igreja e da vida cristã junto aos católicos espalhados pelas mais diversas paróquias, assim como por objetivar a posição da Diocese a respeito dos problemas de ordem teológica e política.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.