<b>Estudos comparados em educação: novos enfoques teórico-metodológicos </b> - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.19012
Resumo
A metodologia comparada é um rico instrumento analítico dos sistemas educativos, pois, auxiliando a identificar semelhanças e diferenças, amplia o campo de análise e de compreensão da realidade nacional em face de outros países, particularmente no campo das políticas públicas e da gestão da educação. Neste texto, procuramos analisar historicamente as diversas vertentes teórico-metodológicas dos estudos comparativos e apontar as novas perspectivas da Educação Comparada na atualidade. O propósito é demonstrar que vem tomando corpo a produção de uma nova perspectiva paradigmática, relacionada ao abandono das tradicionais fronteiras nacionais como as únicas ou principais categorias de análise. Tal perspectiva conduz os especialistas, por um lado, a tomar as referências internacionais na análise dos sistemas e das políticas educacionais e, por outro, a destacar as diferenças regionais, abrindo novos horizontes para a investigação.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.