<b>Estudos comparados em educação: novos enfoques teórico-metodológicos </b> - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.19012

  • Elma Júlia Gonçalves de Carvalho Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: estudos comparados, educação, novas perspectivas teórico-metodológicas

Resumo

A metodologia comparada é um rico instrumento analítico dos sistemas educativos, pois, auxiliando a identificar semelhanças e diferenças, amplia o campo de análise e de compreensão da realidade nacional em face de outros países, particularmente no campo das políticas públicas e da gestão da educação. Neste texto, procuramos analisar historicamente as diversas vertentes teórico-metodológicas dos estudos comparativos e apontar as novas perspectivas da Educação Comparada na atualidade. O propósito é demonstrar que vem tomando corpo a produção de uma nova perspectiva paradigmática, relacionada ao abandono das tradicionais fronteiras nacionais como as únicas ou principais categorias de análise. Tal perspectiva conduz os especialistas, por um lado, a tomar as referências internacionais na análise dos sistemas e das políticas educacionais e, por outro, a destacar as diferenças regionais, abrindo novos horizontes para a investigação.

 

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Biografia do Autor

Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, Universidade Estadual de Maringá

Docente e pesquisadora do  Departamento de Teoria e Prática da Educação e  Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. E-mail: elmajulia@hotmail.com

Publicado
2014-02-20
Como Citar
Carvalho, E. J. G. de. (2014). <b>Estudos comparados em educação: novos enfoques teórico-metodológicos </b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.19012. Acta Scientiarum. Education, 36(1), 129-141. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.19012
Seção
Políticas Públicas e Gestão