<b>Invenção da identidade Sul-Mato-Grossense no teatro de uma escola técnica</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.19067
Resumo
O artigo objetivou socializar análises das programações de um grupo teatral que funcionou durante 20 anos em uma escola técnica, localizada no município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, retomando os discursos das peças escritas e ensaiadas, e dando ênfase ao posicionamento dos jovens que delas participaram como atores. Utilizaram-se estudos na perspectiva foucaultiana para problematizar e analisar o material selecionado. Diferentes discursos, como o arquitetônico, o psicopedagógico, o agropecuário, o artístico, se entrecruzaram nos programas da Instituição para a constituição de sujeitos aptos a atuarem como técnicos no setor primário da economia local. Entretanto, o teatro escolar colocou uma tarefa ainda mais abrangente: a de delimitar ou inventar uma identidade ao sul-mato-grossense, após a divisão do Estado de Mato Grosso, no final dos anos de 1970. Ao tomar os depoimentos dos jovens-atores sobre os discursos e práticas que marcaram a experiência teatral, observaram-se diferentes formas de afetação e diferentes modos de subjetivá-los.
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