<b>A Educação em São Boaventura</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.19229

  • Luis Alberto De Boni Universidade do Porto/Portugal
Palavras-chave: história medieval, educação, São Boaventura

Resumo

Cada época teve seu próprio modelo, ou melhor, seus próprios modelos de educação. Embora possamos dizer que a civilização ocidental, de um modo ou de outro, é toda ela devedora a uma visão cristã do mundo, contudo, é preciso levar em consideração o modo como essa influência atuou na sociedade. Ora, os medievais quase não escreveram tratados específicos sobre o tema; não houve entre eles nenhum Piaget. Sendo eles teólogos e vivendo num mundo envolto pela placenta cultural da fé, preocuparam-se com o que deveria ser ensinado e como deveria ser ensinado. Já Santo Agostinho (2005), no De catechizandis rudibus (De como catequizar os simples) tratava tanto dos problemas de linguagem e de comunicação, como do conteúdo a ser ensinado. No presente texto, atenho-me aos ensinamentos de São Boaventura. Na qualidade de Ministro Geral da Ordem franciscana, redigiu diversos tratados sobre o tema. Atenho-me, sobretudo, à Regula novitiorum (Regra de vida dos noviços), à De perfectione vitae ad sorores (Sobre a perfeição da vida), complementando eventualmente com a Epistola continens viginti quinque momorialia (Carta contendo vinte e cinco temas a serem lembrados).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Alberto De Boni, Universidade do Porto/Portugal
Desde 2007 é Professor/Pesquisador do Gabinete de Filosofia Medieval da Universidade do Porto (Portugal). É Professor Colaborador da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), de Porto Alegre. Representante da Sociedade Civil na Comissão de Avaliação do Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: o neoplatonismo de Agostinho, o Aristotelismo dos séc. XII e XIII, a síntese de Tomás de Aquino, o Pensamento Franciscano, Filosofia política medieval, a questão da subjetividade.
Publicado
2012-12-03
Como Citar
De Boni, L. A. (2012). <b>A Educação em São Boaventura</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.19229. Acta Scientiarum. Education, 35(1), 7-15. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i1.19229
Seção
História da Educação