<b>A Educação em São Boaventura</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.19229
Resumo
Cada época teve seu próprio modelo, ou melhor, seus próprios modelos de educação. Embora possamos dizer que a civilização ocidental, de um modo ou de outro, é toda ela devedora a uma visão cristã do mundo, contudo, é preciso levar em consideração o modo como essa influência atuou na sociedade. Ora, os medievais quase não escreveram tratados específicos sobre o tema; não houve entre eles nenhum Piaget. Sendo eles teólogos e vivendo num mundo envolto pela placenta cultural da fé, preocuparam-se com o que deveria ser ensinado e como deveria ser ensinado. Já Santo Agostinho (2005), no De catechizandis rudibus (De como catequizar os simples) tratava tanto dos problemas de linguagem e de comunicação, como do conteúdo a ser ensinado. No presente texto, atenho-me aos ensinamentos de São Boaventura. Na qualidade de Ministro Geral da Ordem franciscana, redigiu diversos tratados sobre o tema. Atenho-me, sobretudo, à Regula novitiorum (Regra de vida dos noviços), à De perfectione vitae ad sorores (Sobre a perfeição da vida), complementando eventualmente com a Epistola continens viginti quinque momorialia (Carta contendo vinte e cinco temas a serem lembrados).
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