<b> Ética e educação: caráter virtuoso e vida feliz em Aristóteles </b> - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.19276

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano - UNIFRA e Faculdade Palotina - FAPAS.
Palavras-chave: educação ética, felicidade, virtude, sabedoria prática, vida feliz

Resumo

O artigo examina o tema da educação ética em Aristóteles e enfatiza que a formação do caráter virtuoso é o critério fundamental para a concretização da felicidade. A vida feliz está relacionada à virtude, e esta à educação e não a outras formas de vida. Para a concretização da vida feliz não basta uma formação fundada na atividade da alma. O que diferencia o homem bom dos demais é a virtude racional, que se manifesta no bem agir expresso pelo meio termo e pela contemplação. A educação ética é o critério essencial para a formação do caráter, e mediante a prática constante de ações virtuosas o homem terá discernimento para fazer o que for conveniente, logo, será virtuoso e feliz.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA e Faculdade Palotina - FAPAS.
Doutor em Filosofia da Educação pela PPGE/UFPEL. Mestre em Filosofia pela PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Viamão, RS - FAFIMC. Professor Adjunto do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA e na Faculdade Palotina - FAPAS.
Publicado
2014-02-20
Como Citar
Alves, M. A. (2014). <b> Ética e educação: caráter virtuoso e vida feliz em Aristóteles </b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.19276. Acta Scientiarum. Education, 36(1), 93-104. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.19276
Seção
Filosofia da Educação