<b>Docência na educação superior: tensões e possibilidades de gestão da profissionalização</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20074

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Gionara Tauchen Universidade Federal de Rio Grande
Palavras-chave: dimensões da docência, desenvolvimento profissional, gestão educacional

Resumo

O presente estudo tem por objetivo problematizar e refletir sobre os pontos de tensão em que se encontra o docente universitário, entre pesquisador-docente e docente-pesquisador, analisando os dilemas da complexa situação da profissionalização da docência na educação superior. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de cunho hermenêutico e exploratório descritivo, e aponta como resultados parciais a necessidade de gestão das dimensões da docência como atividade de reprofissionalização continuada, envolvendo, entre outros aspectos, o desenvolvimento profissional, pessoal e institucional dos docentes.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo (UPF)
Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Aunónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino (em andamento desde 2008) e o projeto Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicação em várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010); é organizador da Coletânea Leituras sobre John Dewey e a educação (lançado em 2011); é também organizador da Coletânia Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (publicado em 2012 pela editora Mercado de Letras - Campinas).
Gionara Tauchen, Universidade Federal de Rio Grande
Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS). Atualmente, professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação/DIPOSG/PROPESP; professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e integrante do Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências. Tem experiência docente e gestora na área educacional e investiga os seguintes temas: Educação Superior, gestão educacional, epistemologia, educação em ciências e formação docente.
Publicado
2013-05-28
Como Citar
Fávero, A. A., & Tauchen, G. (2013). <b>Docência na educação superior: tensões e possibilidades de gestão da profissionalização</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20074. Acta Scientiarum. Education, 35(2), 235-242. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20074
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas