<b>Teaching in higher education: tensions and possibilities of professional management</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20074

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Gionara Tauchen Universidade Federal de Rio Grande
Keywords: teaching dimensions, institutional development, educational management

Abstract

Current analysis discusses and reflects on the tension points between the professor as researcher and the researcher as professor within the university professorship and also analyzes the dilemmas of the complex situation in the professionalization of teaching in higher education. Partial results of current qualitative, hermeneutic and exploratory research show the need for a continuous re-professionalization process involving the professors’ professional, personal and institutional development.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo (UPF)
Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Aunónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino (em andamento desde 2008) e o projeto Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicação em várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010); é organizador da Coletânea Leituras sobre John Dewey e a educação (lançado em 2011); é também organizador da Coletânia Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (publicado em 2012 pela editora Mercado de Letras - Campinas).
Gionara Tauchen, Universidade Federal de Rio Grande
Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS). Atualmente, professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação/DIPOSG/PROPESP; professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e integrante do Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências. Tem experiência docente e gestora na área educacional e investiga os seguintes temas: Educação Superior, gestão educacional, epistemologia, educação em ciências e formação docente.
Published
2013-05-28
How to Cite
Fávero, A. A., & Tauchen, G. (2013). <b>Teaching in higher education: tensions and possibilities of professional management</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20074. Acta Scientiarum. Education, 35(2), 235-242. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20074
Section
Teachers' Formation and Public Policy