<b>Grupo colaborativo e formação docente: diálogos (trans)formadores com uma professora universitária iniciante</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20307

  • Maria Aparecida de Souza Perrelli Universidade Católica Dom Bosco
  • Luciana Virgili Pedroso Garcia Universidade Católica Dom Bosco
Palavras-chave: formação docente, docência universitária, autobiografia, pesquisa-formação, iniciação à docência

Resumo

Este artigo entrecruza discussões sobre a docência universitária, a iniciação à docência e o necessário apoio ao professor na fase inicial da sua carreira. Essas discussões fundamentaram um trabalho realizado por um Grupo colaborativo de pesquisa-formação. Nesse Grupo, de maneira compartilhada, os participantes são envolvidos em reflexões sobre a sua prática profissional com objetivo de se (trans)formarem nesse processo. O texto enfoca o caso de uma integrante do grupo, profissional liberal iniciante na docência universitária, e o apoio fornecido pelos co-formadores nessa difícil fase de sua carreira. Esse apoio visou construir condições de possibilidades para o diálogo com a professora, instigando-a a compreender as razões que movem a sua prática. Diferentes estratégias foram utilizadas para este fim, destacando-se, os ‘diários de aula’, os estudos e discussões no Grupo colaborativo e as ‘cartas de formação’, todas essas contribuindo para produção de uma narrativa autobiográfica na qual a professora faz reflexões sobre o seu processo de formação como docente. As narrativas reflexivas sobre a vida dessa professora, produzidas a partir da mediação do Grupo, e com ele partilhadas, constituíram-se importantes elementos de formação, não só para a professora em questão, mas para os que com ela interagiram no Grupo colaborativo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Souza Perrelli, Universidade Católica Dom Bosco
Professora e Pesquisadora do PPGE/Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco. Linha de Pesquisa: Formaçao de Professores e Prática docente
Luciana Virgili Pedroso Garcia, Universidade Católica Dom Bosco
Mestranda do PPGE/UCDB. Professora do curso de Medicina da Universidade Anhanguera/Uniderp
Publicado
2013-07-25
Como Citar
Perrelli, M. A. de S., & Garcia, L. V. P. (2013). <b>Grupo colaborativo e formação docente: diálogos (trans)formadores com uma professora universitária iniciante</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20307. Acta Scientiarum. Education, 35(2), 243-254. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20307
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas