<b>Programas de melhoria da qualidade da alfabetização: leitura crítica</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20634

  • Cláudia Maria Mendes Gontijo Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: escrita, leitura, formação, testes

Resumo

Este texto problematiza as bases pedagógicas e conceituais do programa de formação de professores em Alfabetização e Linguagem dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental – o Pró-letramento – e discute o processo de redução dos conhecimentos escolares às habilidades básicas contidas na atual matriz de referência da avaliação da alfabetização e do letramento inicial da Provinha Brasil. Conclui que a redução do processo educativo nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental ao ensino de Matemática e Língua Portuguesa contribui para o esvaziamento dos currículos e que a redução dos conhecimentos da alfabetização e linguagem à leitura contraria o direito de expressão das crianças pequenas e não promove o desenvolvimento da qualidade da educação nacional.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Mendes Gontijo, Universidade Federal do Espírito Santo
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) é pós-doutorado na Universidade da California, Berkeley, California, Estados Unidos. Atualmente é professsor associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, leitura, escrita, história e crianças.
Publicado
2013-06-13
Como Citar
Gontijo, C. M. M. (2013). <b>Programas de melhoria da qualidade da alfabetização: leitura crítica</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20634. Acta Scientiarum. Education, 35(2), 271-282. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20634
Seção
Ensino e Aprendizagem