<b> Homilia e educação cristã na Antiguidade Tardia: a relação corpo, igreja e cidade segundo João Crisóstomo</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.21972

  • Gilvan Ventura da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Império Romano tardio, Antioquia, cristianização, retórica, disciplina

Resumo

Um dos principais instrumentos empregados pela elite eclesiástica para obter a conversão de massa das populações urbanas nos séculos IV e V foram as homilias, gênero literário híbrido cujos primórdios remontam ao século II, mas que somente na Antiguidade Tardia adquire um papel de primeira grandeza quando se trata de realizar a transmissão rotineira dos ensinamentos evangélicos a uma audiência cada vez mais numerosa. Sem contar com escolas que pudessem estabilizar, no interior das congregações, um número crescente de egressos do paganismo e do judaísmo, as autoridades cristãs desenvolverão uma estratégia proselitista calcada no manejo excelente da arte oratória pelos pregadores. Tendo em vista essas considerações, pretendemos discutir em que medida as homilias contribuíram para a formação espiritual dos cristãos, enfatizando as normas visando a disciplinar o uso do corpo pelos fiéis na igreja, numa franca oposição às modalidades de exibição corporal na polis. Para tanto, investigamos o problema tendo como referência Antioquia e a atividade pastoral de João Crisóstomo nas últimas décadas do século IV.

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Biografia do Autor

Gilvan Ventura da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo
É Professor Associado do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), instituição na qual coordena um Grupo de Pesquisa em História de Roma, com ênfase na investigação acerca dos vínculos entre religião, identidade e poder no Império Romano.
Publicado
2014-02-20
Como Citar
Silva, G. V. da. (2014). <b> Homilia e educação cristã na Antiguidade Tardia: a relação corpo, igreja e cidade segundo João Crisóstomo</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.21972. Acta Scientiarum. Education, 36(1), 1-12. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.21972
Seção
História da Educação