<b>Representações sociais relacionadas aos professores homens do ensino fundamental e as inevitáveis associações às professoras

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leonardo Alves de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: representações sociais, professores homens, feminização do magistério

Resumo

Se comparado ao número de professoras mulheres, a presença de professores homens no ensino fundamental é proporcionalmente desigual. Partindo dessa premissa, este trabalho propõe-se a investigar as representações sociais de pais ou responsáveis de alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de educação de uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Brasil, com relação à atuação profissional de professores homens nessa etapa da educação. Para tal, fez-se uso de análise de conteúdo, utilizando como instrumento entrevistas semiestruturadas. Foram identificadas três representações sociais mais frequentes nas manifestações discursivas das entrevistadas: o professor homem no ensino fundamental é mais respeitável, impõe respeito e/ou tem maior autoridade; o professor homem no ensino fundamental é mais equilibrado/racional; o professor no ensino fundamental é a figura paterna na escola. Em oposição às representações relacionadas aos professores homens, foram identificadas representações sociais relacionadas à atuação profissional de professoras mulheres. Os resultados indicam que funções da família são atribuídas aos profissionais da educação, incluindo os professores homens. Concluiu-se que, para as mães entrevistadas, a preferência por professores homens ou mulheres está mais associada ao cumprimento de funções familiares do que de funções próprias do educador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais (UFMS/CCHS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Leonardo Alves de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV). Integrante do "Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação" - (GEPDGE). Bolsista PIBIC/CNPq.

Publicado
2016-09-14
Como Citar
Gonçalves, J. P., & Oliveira, L. A. de. (2016). <b&gt;Representações sociais relacionadas aos professores homens do ensino fundamental e as inevitáveis associações às professoras. Acta Scientiarum. Education, 38(4), 383-393. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.24859
Seção
História da Educação