<b>A educação segundo a perspectiva de montaigne no âmbito do renascimento

  • Gustavo Araújo Batista Universidade de Uberaba
Palavras-chave: Ceticismo, Estoicismo, Filosofia, Educação

Resumo

A filosofia de Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) oferece a possibilidade de uma pedagogia pautada no ceticismo intelectual e no estoicismo moral, pois, segundo ele, sendo impossível a aquisição do conhecimento definitivo ou inquestionável, restaria apenas a busca incessante por algo que seja, ao menos, um pouco mais confiável ou provável, da mesma forma que seria imperativo educar o indivíduo para uma conduta virtuosa e implacável no cumprimento do dever. O objetivo deste artigo, justificado pela necessidade de aproximar a filosofia e a educação, é esboçar os tópicos principais do pensamento de Montaigne, para apresentar um panorama geral da sua filosofia, assim como das suas ideias sobre educação, tratando-se do contexto histórico ao qual pertence (Renascimento), assim como da sua obra magna (Ensaios). Como resultado, demonstra-se que o cepticismo intelectual e o estoicismo moral de Montaigne permanecem como alertas contra possíveis enganos, equívocos, erros ou ilusões causados por concepções que não fazem questionar até que ponto o saber é confiável, do mesmo modo que fazem ignorar a importância da formação da conduta humana. Espera-se que estas considerações acerca das ideias filosóficas e educacionais de Montaigne possam suscitar reflexões sobre a fundamentação teórica da educação. 

 

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Biografia do Autor

Gustavo Araújo Batista, Universidade de Uberaba
Professor da Área de Ciências Humanas (Educação, Filosofia e Letras). Pequisas concentradas nas relações entre a Educação e a Filosofia.
Publicado
2016-09-14
Como Citar
Batista, G. A. (2016). <b&gt;A educação segundo a perspectiva de montaigne no âmbito do renascimento. Acta Scientiarum. Education, 38(4), 365-372. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.26518
Seção
História da Educação