<b>Promulgação de políticas na escola: considerações a partir da Teoria de Atuação e do Ciclo de Políticas

  • Jean Mac Cole Tavares Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: política educacional, contextos escolares, ensino médio

Resumo

Analisamos a promulgação da política Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) em duas escolas públicas de ensino médio. Promulgação, com Ball, se refere ao entendimento de que políticas são interpretadas e traduzidas por diversos atores políticos dentro do ambiente escolar, ao invés de simplesmente implementadas. Buscamos operar com a perspectiva de enactement, dando novas possibilidades de entendimento ao ciclo de políticas como apresentados por Ball e colaboradores, liberando o contexto da prática de lidar simplesmente com a política em ação e o contexto de influência como instância sacralizada das ideias. Objetivamos perceber como as políticas são colocadas em ação pelos docentes, em cada contexto específico, a partir dos recursos disponibilizados à escola e dos sentidos (sentimentos) e dos interesses imediatos da comunidade escolar. Buscamos ainda entender os motivos das possíveis diferenças na realização da política em cada um dos contextos analisados. Consideramos que a política é resultado das disputas de várias demandas contextuais, envolvendo os diversos atores escolares em estreita relação com a política em questão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000), doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha), e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a supervisão de Alice Casimiro Lopes.. É professor adjunto 4 do Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É coordenador do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Coordena, ainda, pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP. Participa também do projeto de extensão "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular" (LEFREIRE) na UERN e coordena o Projeto de Extensão Estudos em Indisciplina e Violência na Escola (EIVE), na Faculdade de Educação/UERN. Foi tutor do PET Pedagogia UERN, entre dezembro de 2010 e Janeiro de 2013.

Publicado
2016-08-01
Como Citar
Santos, J. M. C. T. (2016). <b&gt;Promulgação de políticas na escola: considerações a partir da Teoria de Atuação e do Ciclo de Políticas. Acta Scientiarum. Education, 38(3), 271-282. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.26768
Seção
Políticas Públicas e Gestão