<b>Cultura avaliativa: o impulso dado pelo MERCOSUL para a consolidação dos sistemas de avaliação sul-americanos
Resumo
Nas últimas décadas, as instituições universitárias sul-americanas experimentaram intensos desafios e transformações, especialmente no que se refere à consolidação da qualidade da educação. Em 2008, o MERCOSUL criou o Sistema de Acreditação de Cursos Superiores (ARCU-SUL), que tem como objetivo principal avaliar permanentemente a qualidade da educação superior em países membros e associados, induzindo a integração regional e o desenvolvimento social, educacional, econômico, sócio-político e intercultural da América do Sul. Dessa forma, observou-se a produção de efeitos positivos a partir das avaliações regionais, especialmente em três países: Bolívia, Paraguai e Uruguai. Sob a ótica de König (2007), verificou-se que a capacitação de pares nacionais e as avaliações periódicas do Sistema ARCU-SUL têm fortalecido a construção da ‘tradição avaliativa’ nesses países. Outra conquista notável desse Sistema refere-se ao estímulo à criação de Agências Nacionais de Acreditação (ANAs) nos países onde não havia órgão ou instituição encarregada da avaliação de cursos. .
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.