<b>Cultura avaliativa: o impulso dado pelo MERCOSUL para a consolidação dos sistemas de avaliação sul-americanos

  • Leonardo Kazuo dos Santos Serikawa Universidade de Brasília
  • Leides Barroso Azevedo Moura Universidade de Brasília
Palavras-chave: acreditação, qualidade, educação superior, ARCU-SUL

Resumo

Nas últimas décadas, as instituições universitárias sul-americanas experimentaram intensos desafios e transformações, especialmente no que se refere à consolidação da qualidade da educação. Em 2008, o MERCOSUL criou o Sistema de Acreditação de Cursos Superiores (ARCU-SUL), que tem como objetivo principal avaliar permanentemente a qualidade da educação superior em países membros e associados, induzindo a integração regional e o desenvolvimento social, educacional, econômico, sócio-político e intercultural da América do Sul. Dessa forma, observou-se a produção de efeitos positivos a partir das avaliações regionais, especialmente em três países: Bolívia, Paraguai e Uruguai. Sob a ótica de König (2007), verificou-se que a capacitação de pares nacionais e as avaliações periódicas do Sistema ARCU-SUL têm fortalecido a construção da ‘tradição avaliativa’ nesses países. Outra conquista notável desse Sistema refere-se ao estímulo à criação de Agências Nacionais de Acreditação (ANAs) nos países onde não havia órgão ou instituição encarregada da avaliação de cursos. .

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Kazuo dos Santos Serikawa, Universidade de Brasília

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2008). É mestre pelo Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares da Universidade de Brasília. Trabalhou como assessor internacional da Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do qual é servidor público. Representou o Brasil em diversas reuniões no Mercosul e OCDE na área de Educação, Comunicação e Informação (SIC). Atualmente é Coordenador de América - Multilateral da Assessoria Internacional do Ministério da Educação, sendo responsável pela atuação desse Ministério em organismos internacionais como MERCOSUL, CELAC e UNASUL.

Leides Barroso Azevedo Moura, Universidade de Brasília
Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), licença registrada (RN) pelo New York Board of Education-USA. Pós-Doutora pela University College Lodon (2014). Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2009). Mestrado em Ciências da Enfermagem pela Western Connecticut State University nos Estados Unidos (2001). Especialização em educação continuada e educação a distância pela Universidade de Brasilia (2009), Especialização em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica Dom Bosco (1995). Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (1989). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília. Licença internacional de Consultora em Lactação Humana (International Board of Lactation Consultant- 2005). Atuação nas seguintes áreas: Saúde, Território e Determinates Sociais, Empoderamento em Saúde, Politicas Públicas, Violências no curso da vida, Violência e Saúde, Educação Superior.
Publicado
2016-09-14
Como Citar
Serikawa, L. K. dos S., & Moura, L. B. A. (2016). <b&gt;Cultura avaliativa: o impulso dado pelo MERCOSUL para a consolidação dos sistemas de avaliação sul-americanos. Acta Scientiarum. Education, 38(4), 405-413. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.27327
Seção
Políticas Públicas e Gestão