<b>Crianças indígenas: o papel dos jogos, das brincadeiras e da imitação na aprendizagem e no desenvolvimento

  • Rosangela Celia Faustino Universidade Estadual de Maringá
  • Lucio Tadeu Mota Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: povos indígenas, cultura, infância, aprendizagem

Resumo

Este texto, resulta de pesquisas realizadas pelo projeto Observatório da Educação Escolar Indígena/UEM-PR, financiado pela CAPES/SECADI/INEP, trata de alguns elementos que compõem a infância e a educação indígena, evidenciando aspectos históricos e destacando as brincadeiras, os jogos, sua importância e suas funções nas vivências familiares e na comunidade como elementos de aprendizagem e desenvolvimento. Reflete acerca de relatos produzidos por etnógrafos que tiveram contato com grupos indígenas do sul do Brasil, em meados do século XIX e início do século XX, e seus registros relativos à infância indígena junto aos grupos familiares, bem como apresenta alguns estudos recentes sobre a infância indígena, especialmente entre as etnias Kaingang, Guarani e Xetá.

 

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Biografia do Autor

Rosangela Celia Faustino, Universidade Estadual de Maringá
Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2016-09-14
Como Citar
Faustino, R. C., & Mota, L. T. (2016). <b&gt;Crianças indígenas: o papel dos jogos, das brincadeiras e da imitação na aprendizagem e no desenvolvimento. Acta Scientiarum. Education, 38(4), 396-404. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.27968
Seção
Políticas Públicas e Gestão