<b><i>Habitus</i> e <i>habitus</i> de classe: analogias com o desenvolvimento profissional dos professores de educação física

  • Andréia Paula Basei Universidade Estadual de Maringá
  • Eduard Angelo Bendrath Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: formação de professores, trajetória docente, professores do ensino fundamental e médio.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o habitus dos professores de Educação Física atuantes no ensino fundamental e médio em escolas da rede pública e particular de ensino do município de Ivaiporã, Paraná, com relação ao seu desenvolvimento profissional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva, a qual teve como participantes onze professores selecionados de forma intencional. Para a coleta dos dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, tendo como método de análise das informações a análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados evidenciam que os professores compartilham um habitus de classe, apresentando semelhanças no que tange ao entendimento, às formas, às dificuldades, aos investimentos e aos incentivos com relação ao desenvolvimento profissional. Concluímos pela necessidade de o professor envolver-se em um processo de formação continuada que transcenda o desenvolvimento de competências técnicas, mas que envolva também a criticidade, o autoconhecimento, a autonomia e o compromisso político do professor com a educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Paula Basei, Universidade Estadual de Maringá
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, Camus Regional do Vale do Ivaí. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Esportes - GEPEFE.
Eduard Angelo Bendrath, Universidade Estadual de Maringá
Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, Camus Regional do Vale do Ivaí. Coord. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Esportes - GEPEFE.
Publicado
2016-08-01
Como Citar
Basei, A. P., & Bendrath, E. A. (2016). <b><i>Habitus</i> e <i>habitus</i&gt; de classe: analogias com o desenvolvimento profissional dos professores de educação física. Acta Scientiarum. Education, 38(3), 319-327. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.27996
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas