<b>Notas para uma história do ensino da literatura infantil na formação de professores primários no Brasil e em Portugal
Resumo
Com os objetivos de produzir uma história do ensino da literatura infantil no Brasil e em Portugal e compreender aspectos da história das disciplinas e culturas escolares nesses países, focalizam-se as prescrições para esse ensino nos cursos de formação de professores primários no Estado de São Paulo, Brasil e em Portugal, após a década de 1950. Por meio da análise de documentos oficiais, foi possível observar, dentre outros aspectos, que a disciplina ‘Literatura infantil’, no Brasil e em Portugal, acompanhou o movimento de construção de um ideal de formação de professores, coerente com a concepção de infância, com o movimento da produção literária infantil e com o processo de sistematização do discurso ‘sobre’ esse gênero, em cada país. Além disso, esse ensino esteve associado à disseminação, nos dois países, de modos específicos de pensar a literatura infantil, contribuindo para a conformação de práticas desse ensino, ainda vigentes.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.