<b>O conceito de interação Biológica/ecológica: contribuição aos estudos em epistemologia da biologia e ao ensino de Biologia
Resumo
A epistemologia da biologia tem sido objeto de várias discussões no campo da pesquisa em ensino de ciências e biologia. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi contribuir para trazer novas elaborações que enriqueçam essas discussões, evidenciando a importância e como essa epistemologia pode ser inserida no ensino de ciências e biologia. Assim, a presente investigação está ancorada em três pilares: (i)algumas reflexões acerca da epistemologia da biologia; (ii) importância e indefinições do conceito de interação biológica/ecológica na literatura; (iii) investigação empírica junto a um grupo de pesquisas acerca do referido conceito. As análises semióticas obtidas possibilitaram inferir que os sujeitos dessa pesquisaexpressaram compreender a importância, a amplitude e a centralidade desse conceito para o conhecimento biológico; evoluíram de uma visão inicial em que compreendiam as interações biológicas restritas ao ambiente externo do organismo, para uma visão em que passaram a compreender as interações biológicas em vários níveis de organização dos seres vivos, avançando do pensamento sincrético/abdutivo para o dedutivo, passando pelo indutivo; preocuparam-se em como ensinar o conceito estudado aos seus futuros estudantes. Tais análises possibilitaram algumas reflexões que podem contribuir para a constituição de uma epistemologia da biologia sólida em seus diversos contextos, tendo como foco a formação inicial. .
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.