<b>Estudantes cegos na educação superior: o que fazer com os possíveis obstáculos?

Palavras-chave: Psicologia da educação, Educação superior, Educação especial.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar os obstáculos ou as dificuldades enfrentadas por cegos na educação superior, propondo algumas estratégias que podem ser empreendidas por gestores e professores para a superação desses obstáculos que dificultam a inclusão daqueles. A pesquisa ancorou-se em uma abordagem de natureza qualitativa, assumindo a forma de estudos de casos, nos quais, inicialmente, visou-se identificar quais eram os obstáculos enfrentados pelos sujeitos que dela participaram: oito pessoas cegas, cinco do sexo masculino e três do sexo feminino. Os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas e trabalhados por intermédio do processo de análise textual discursiva. Os achados mostraram a existência dos seguintes obstáculos, para os quais se propuseram possíveis estratégias de superação: 1) concernentes a aspectos institucionais, tendo como estratégia o investimento no ingresso e na permanência do aluno cego; 2) concernentes a relações com professores, tendo como estratégia a adoção de posturas pedagógicas condizentes com a situação de inclusão do estudante cego na educação superior.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. Líder do Grupo de pesquisa educação inclusiva e defectologia de Vygotski
Magda Floriana Damiani, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Educação pela University of London, UL, Inglaterra. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Grupo de pesquisa Educação e Psicologia Histórico-cultural
Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de estudos e pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva- GEPEIN
Publicado
2017-09-01
Como Citar
Selau, B., Damiani, M. F., & Costas, F. A. T. (2017). <b&gt;Estudantes cegos na educação superior: o que fazer com os possíveis obstáculos?. Acta Scientiarum. Education, 39(4), 431-440. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.28915
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas