<b>Aspectos teórico-práticos à formação do investigador interdisciplinar: um estudo da trajetória intelectual de Karl Marx

  • Rafael Rodrigo Mueller Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Lucidio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: sujeito-pesquisador, interdisciplinaridade, educação, Karl Marx

Resumo

Neste ensaio buscamos, a partir da trajetória intelectual de Karl Marx, contrapor a posição hegemônica em relação à interdisciplinaridade, segundo a qual, esta de pende da formação de coletivos para realizar-se. Posicionamo-nos na direção de que é possível ser interdisciplinar e desenvolver pesquisas desse teor, na condição de indivíduo, desde que haja opção de engajamento e comprometimento com a perspectiva omnilateral. Essa possibilidade, contudo, choca-se com a organização institucional e curricular predominantes atualmente, as quais primam pela fragmentação, pela disciplinaridade. Essa constatação, no entanto, não deve servir de álibi para que não confrontemos a situação hegemônica atual da produção do conhecimento e das diversas formas de engajamento, simplesmente porque a perspectiva sistêmica é disciplinar. Nesse sentido é que se torna pedagógico resgatar aspectos da trajetória da formação e da práxis marxiana a fim de visualizar alternativas às posições predominantes atualmente, seja a de priorizar as disciplinas, seja a de preconizar como (pré)condição a constituição de grupos, do coletivo, para pensarmos em desencadear processos formativos e ações ou praxis interdisciplinares. Pensar na formação de sujeitos-pesquisantes e coletivos, a partir do somatório de especialistas disciplinares, na perspectiva aqui esboçada, seria um atentado ao conceito de interdisciplinaridade..

 

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Biografia do Autor

Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

Lucidio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
Publicado
2016-12-15
Como Citar
Mueller, R. R., & Bianchetti, L. (2016). <b&gt;Aspectos teórico-práticos à formação do investigador interdisciplinar: um estudo da trajetória intelectual de Karl Marx. Acta Scientiarum. Education, 39(1), 19-27. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.29387
Seção
História e Filosofia da Educação