<b>Gustave Monod e a renovação do ensino secundário francês

  • Norberto Dallabrida Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Elisabete Maria de Araújo Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: renovação pedagógica, CIEP, classes secundárias experimentais.

Resumo

 

Este artigo tem por objetivo compreender as classes nouvelles, idealizadas pelo educador Gustave Monod e colocadas em marcha no sistema de ensino francês no imediato pós-Segunda Guerra. Para tanto, inicialmente explora a trajetória de Gustave Monod, destacando a sua vinculação à perspectiva pedagógica do Movimento da Escola Nova e a sua participação em organizações políticas de cunho pacifista e antifascista. O foco da análise é colocado sobre a participação decisiva de Monod na criação das classes nouvelles na rede pública de ensino da França, bem como na instituição do Centre International d’Études Pédagogiques (CIEP), na cidade de Sèvres, um espaço transnacional de intercâmbio de experiências de renovação educacional. Para nortear a pesquisa, utilizaram-se as noções de circulação e de apropriação cunhadas pelo historiador Roger Chartier e um corpus empírico formado por artigos e livros de autores franceses e brasileiros. A relevância do presente trabalho deve-se ao fato de que vários brasileiros realizaram estágio no CIEP na década de 1950 e apropriaram-se da experiência das classes nouvelles para produzir o modelo das classes secundárias experimentais que renovou o ensino secundário brasileiro.

 

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Biografia do Autor

Norberto Dallabrida, Universidade do Estado de Santa Catarina
Norberto Dallabrida possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1984), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estágio pós-doutoral na Université Rene Descartes - Paris V (2007) e na Universidad de Alcalá (2013). Atualmente é professor concursado (efetivo) e pesquisador na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É docente de História da Educação no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação na UDESC e líder do grupo de pesquisa "Culturas Escolares, História e Tempo Presente". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: renovação Ensino Secundário em Santa Catarina na segunda metade do século X, Grupo Escolar em Santa Catarina, Movimento da Escola Nova e Historiografia da Educação.
Publicado
2017-11-24
Como Citar
Dallabrida, N., & Araújo, E. M. de. (2017). <b&gt;Gustave Monod e a renovação do ensino secundário francês. Acta Scientiarum. Education, 39, 475-481. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i0.30764
Seção
História e Filosofia da Educação