<b>Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século XIX: as memórias de Humberto de Campos
Resumo
Este artigo focaliza a narrativa de Humberto de Campos em seu primeiro volume de memórias (1886-1900) no que se refere à educação escolar do autor. Inicialmente, enfatiza-se a importância da escrita autobiográfica para a pesquisa em História da Educação, e especialmente para a história da educação matemática. Em seguida, apresenta-se o autor, situando-o no cenário da literatura brasileira, e discorre-se sobre os fundamentos teórico-metodológicos adotados na pesquisa com fontes memorialísticas. O núcleo do texto é composto pela abordagem das principais experiências escolares narradas por Humberto de Campos na cidade de Parnaíba, no interior do Piauí, na década de 1890, com destaque para práticas que envolvem conhecimentos matemáticos. As lembranças escolares registradas na obra do escritor maranhense ressaltam a precariedade material da instrução elementar, o ensino de muitos alunos de diferentes níveis em escolas de um só professor e os métodos de ensino, baseados na repetição e memorização e apoiados em práticas punitivas de castigos e humilhações dos estudantes.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.