<b>Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século XIX: as memórias de Humberto de Campos

Palavras-chave: Escrita autobiográfica, História da educação matemática, Escolas de primeiras letras no Brasil, Final do século XIX.

Resumo

 

Este artigo focaliza a narrativa de Humberto de Campos em seu primeiro volume de memórias (1886-1900) no que se refere à educação escolar do autor. Inicialmente, enfatiza-se a importância da escrita autobiográfica para a pesquisa em História da Educação, e especialmente para a história da educação matemática. Em seguida, apresenta-se o autor, situando-o no cenário da literatura brasileira, e discorre-se sobre os fundamentos teórico-metodológicos adotados na pesquisa com fontes memorialísticas. O núcleo do texto é composto pela abordagem das principais experiências escolares narradas por Humberto de Campos na cidade de Parnaíba, no interior do Piauí, na década de 1890, com destaque para práticas que envolvem conhecimentos matemáticos. As lembranças escolares registradas na obra do escritor maranhense ressaltam a precariedade material da instrução elementar, o ensino de muitos alunos de diferentes níveis em escolas de um só professor e os métodos de ensino, baseados na repetição e memorização e apoiados em práticas punitivas de castigos e humilhações dos estudantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), doutorado em Educação na área temática Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Estágio de pós-doutorado em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2011), sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica. É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua no Departamento de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro do Conselho de Pareceristas dos periódicos de Educação Matemática Zetetiké (CEMPEM- FE-UNICAMP), Bolema (IGCE- UNESP-Rio Claro) e RELIME-Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa. Tem experiência docente nas áreas de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores, História da Matemática e da Educação Matemática. Como pesquisadora, tem trabalhado principalmente em temáticas do campo da história da educação matemática.
Publicado
2017-09-01
Como Citar
Gomes, M. L. M. (2017). <b&gt;Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século XIX: as memórias de Humberto de Campos. Acta Scientiarum. Education, 39(4), 347-357. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.30969
Seção
História da Educação