<b>Estratégias de desenvolvimento profissional docente em universidades públicas: similaridades e diferenças

Palavras-chave: palestras, seminários, oficinas, teleformação.

Resumo

 Neste estudo buscamos compreender o processo de definição das principais estratégias desenvolvidas pelos movimentos de formação pedagógica em cinco universidades públicas do Brasil. Especificamente, pretendemos saber como ocorre a articulação da pedagogia universitária com as diferentes áreas do conhecimento, descrever as estratégias desenvolvidas e perceber as condições que facilitam e/ou dificultam seu empreendimento. A pesquisa contou com a colaboração de sete gestores que participavam da organização e planejamento dessas estratégias. Os resultados revelaram que: as principais estratégias utilizadas são palestras, seminários e oficinas; apenas uma das instituições utiliza atividades mediadas por tecnologias, como a teleformação; as universidades evidenciaram dificuldades para constituir e fortalecer grupos que congreguem docentes e técnicos para o enfrentamento de questões da prática de ensino, em face das especificidades da instituição; pouco foi mencionado sobre organizar e valorizar grupos internos com este objetivo, o que permite supor que não estejam contando com pesquisadores especializados ou considerando suficientemente a literatura e experiências deste escopo. Ao final, apontamos que novos estudos poderiam aprofundar o conhecimento sobre os impasses e seus condicionantes, assim, auxiliar no desenvolvimento de alternativas, inovações organizacionais e programáticas para melhorar os processos de ensinar e aprender na educação superior brasileira.

 

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Biografia do Autor

Paula Trindade da Silva Selbach, Universidade Federal do Pampa
Professora Adjunta I na Universidade Federal do Pampa, Curso de Pedagogia - Campus Jaguarão.
Maria Beatriz Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação UFRGS/PPGEdu.
Publicado
2018-10-05
Como Citar
Selbach, P. T. da S., & Luce, M. B. (2018). <b&gt;Estratégias de desenvolvimento profissional docente em universidades públicas: similaridades e diferenças. Acta Scientiarum. Education, 40(4), e32371. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.32371
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas