<b>A educação para a vida em uma era tecnológica: a revista Ensino Industrial no período 1962-1964

  • Mario Lopes Amorim Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: ensino industrial, desenvolvimentismo, ajuda internacional, racionalização.

Resumo

 Este texto tem por objetivo analisar o papel da revista Ensino Industrial como difusora da ideia de expansão do referido ramo de ensino como condição para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, desde a edição de seu primeiro número em 1962 até a edição de março de 1964, quando da ocorrência do golpe empresarial-militar. A publicação em tela é uma continuação do Boletim da CBAI, que divulgava as atividades da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial para o aprimoramento do ensino industrial no Brasil, de acordo com a ideologia do americanismo. Seus pressupostos eram considerados como a via para a superação do atraso do país, ao propor a adoção de padrões racionalizadores para a formação da força de trabalho para a indústria, cuja base era a Teoria do Capital Humano. Ensino Industrial servia como veículo de divulgação de atividades a respeito da educação industrial no Brasil, destacando a importância do planejamento e da cooperação internacional na área. A carência de mão de obra para a continuidade do processo modernizador levou à criação do Programa Intensivo de Preparação da Mão de Obra Industrial (PIPMOI), visando à formação rápida de trabalhadores, mas que não se traduziu em melhores condições de vida para os mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Lopes Amorim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Professor peramanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade(PPGTE), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Publicado
2018-10-05
Como Citar
Amorim, M. L. (2018). <b&gt;A educação para a vida em uma era tecnológica: a revista Ensino Industrial no período 1962-1964. Acta Scientiarum. Education, 40(4), e32561. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.32561
Seção
História e Filosofia da Educação