<b>Cecilia Meirelles no Diario de Noticias: a luta cotidiana pela escola nova (junho de 1930 a outubro de 1930)
Resumo
Neste artigo, examinamos a atuação de Cecília Meirelles na ‘Pagina de Educação’, do Diario de Noticias, do Rio de Janeiro, particularmente os textos publicados na seção ‘Commentario’, entre 12 de junho de 1930, data da fundação desse jornal, e 03 de outubro de 1930, quando se verifica a revolução comandada por Getúlio Vargas. Durante esse período, Meirelles, além de divulgar os princípios do escolanovismo, abordando temas pontuais que pudessem esclarecê-lo, tratou de problemas que emergiram com a Reforma da Educação no Distrito Federal realizada por Fernando de Azevedo. De uma forma ou de outra, ela se mostrou uma autora combativa, que se colocou na linha de frente em prol da renovação da educação no Brasil, fazendo comentários diários sobre temas que, de um modo geral, entrelaçavam educação e política.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.