<b>A nova escola colombiana: análise de seus guias de aprendizagem

Palavras-chave: escuela nueva, manual escolar, guias de aprendizagem, educação rural.

Resumo

Concebido para a população camponesa colombiana, o modelo escolar denominado Escuela Nueva foi pensado e estruturado visando atender às representações e interesses  de formação da ruralidade daquele momento. Tendo esse modelo escolar como referência, esse artigo objetivou analisar os guias de aprendizagem considerados como espinha dorsal desse programa de educação rural. A pesquisa se inscreve na perspectiva da História Cultural, tendo como referencia as obras de Choppin (2002, 2004), Escolano Benito (2001) e Parra Sandoval (1996). A análise possibilitou perceber que as Escuelas Nuevas foram pensadas considerando o rural como um cenário harmônico, livre de contradições e conflitos, tradicional, espaço próprio do camponês, para silenciar uma ruralidade percebida como elemento de potencial subversão; construindo, assim, uma metodologia pragmática e um currículo que, se adequando ao campo em termos didáticos, de conteúdos e finalidades, formasse um sujeito disposto a trabalhar no rural, sem questionar as problemáticas sociais existentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Evelin Urrea Quintero, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestre em Educação UFMT-Brasil, Professora da Universdad Catolica de Oriente e da Universidad de San Buenaventura
Elizabeth Figueiredo de Sa, Universidade Federal de Mato Grosso
Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória - GEM.
Publicado
2018-06-15
Como Citar
Quintero, S. E. U., & Sa, E. F. de. (2018). <b&gt;A nova escola colombiana: análise de seus guias de aprendizagem. Acta Scientiarum. Education, 40(3), e39727. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i3.39727
Seção
História da Educação