<b>Facetas da (im)potência viril na Revista Careta: educação e masculinidades no Estado Novo (1937-1945)

  • Larissa Meira Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba
  • Lia Machado Fiuza Fialho Universidade Estadual do Ceará
  • Charliton José dos Santos Machado Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: história da educação, gênero, anúncios publicitários, imprensa periódica.

Resumo

Este artigo é fruto do diálogo entre dois campos distintos e coextensivos: a Educação e a discussão sobre gênero, especialmente, no que concerne às masculinidades. Objetiva-se compreender de que maneira a revista Careta, impresso de circulação nacional, atualizava nos anúncios publicitários a reprodução de estereótipos de gênero presentes na educação masculina no período estadonovista (1937-1945). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, amparada teoricamente na História Cultural, que utiliza como fonte primária a revista Careta. Os resultados apontaram 466 números publicados entre 1937 e 1945, no interior dos quais 4.325 anúncios podem ser lidos dentro da chave interpretativa das masculinidades. Destes, foram selecionados para estudo os cinco que mais se repetiam e galgavam lugar de destaque nas edições. A análise constatou que a referida revista – popular, jocosa e com larga distribuição no país – reproduziu estereótipos de gênero, encorajando os homens a manifestarem comportamentos propriamente viris, bem como expressou o temor masculino da senilidade e da impotência.

 

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Biografia do Autor

Larissa Meira Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), mestra em Educação (2015) pelo PPGE/UFPB, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011) pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) e é licenciada em Ciências Sociais (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/GT-PB) e o Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará
Professora adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino pela UFC, em Psicologia da Educação - FLATED e em Psicopedagogia Institucional e Clínica – FLATED. Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Editora chefe da coleção Práticas Educativas – EdUECE.
Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2001). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2009). Atualmente é Professor Associado IV e Professor Permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: PPGE e PPGS, ambos da Universidade Federal da Paraíba, atuando como orientador (Mestrado e Doutorado), principalmente, nos seguintes temas: educação, história, cultura e gênero. Publica, com frequência, artigos em periódicos, livros e capítulos de livros acerca das citadas temáticas. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPQ PQ1-D. É Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e Docente Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas "História da Educação da Paraíba" / HISTEDBR/GT-PB.

Publicado
2018-10-05
Como Citar
Vasconcelos, L. M., Fialho, L. M. F., & Machado, C. J. dos S. (2018). <b&gt;Facetas da (im)potência viril na Revista Careta: educação e masculinidades no Estado Novo (1937-1945). Acta Scientiarum. Education, 40(4), e41145. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.41145
Seção
História e Filosofia da Educação