Dario Vellozo, de professor para professor, produção e circulação do conhecimento pedagógico: A escola, uma revista em análise (1906-1910)

  • Elaine Rodrigues Universidade Estadual de Maringá
  • Wenceslau Gonçalves Neto Universidade Federal de Uberlândia / Universidade de Uberaba
Palavras-chave: História da Educação paranaense, Imprensa periódica educacional, Revista A Escola, Dario Vellozo.

Resumo

O impresso, fonte e objeto da pesquisa, é a revista A Escola, um periódico produzido pelo Grêmio de professores públicos do Paraná/Curitiba no período de 1906 a 1910, tomados como balizadores temporais para a reflexão. Os questionamentos que direcionaram essa escrita foram: Em tempos de república nascente, qual função, os colaboradores da revista, em particular seu editor, Dario Vellozo,  destinavam à escola? Quais temáticas estiveram em maior evidência no que tange a formação do professor  paranaense na recém instaurada república brasileira? A Imprensa especializada em educação e ensino,  evidencia-se como um como núcleo de informação, já que mostra maneiras de produzir e difundir  discursos, o que possibilita objetivar a compreensão da dinâmica que engloba a produção das narrativas  educacionais e suas articulações com a construção da(s) identidade(s), histórico-educacional(ais),  pretendida(s) para o(a) professor(a) e para o aluno(a) curitibano da nascente república brasileira.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-04-30
Como Citar
Rodrigues, E., & Gonçalves Neto, W. (2020). Dario Vellozo, de professor para professor, produção e circulação do conhecimento pedagógico: A escola, uma revista em análise (1906-1910). Acta Scientiarum. Education, 42(1), e45502. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45502
Seção
História e Filosofia da Educação