Pires de Almeida e Primitivo Moacyr: uma análise da escrita da história da educação

  • Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Arthur Cassio de Oliveira Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Olívia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Educação, Historiografia, História da Educação, Instrução Pública

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma análise comparativa de duas obras clássicas da historiografia da educação brasileira. A primeira é o livro publicado por José Ricardo Pires de Almeida, intitulada Instrução pública no Brasil (1500-1889): história e legislação publicada pela primeira vez em 1889; a segunda se refere ao livro A Instrução e as Províncias – 1° Volume Das Amazonas às Alagoas de Primitivo Moacyr, publicada em 1939. Nesta análise, intencionamos explicitar as características e compreender as concepções teóricas e metodológicas que nortearam a construção da escrita desses autores. Para a análise, recortamos a instrução pública no período do Império na Província do Rio Grande do Norte, após o Ato adicional de 1834. As deliberações de Michel de Certeau (1982) acerca das relações entre a história e a escrita embasaram a nossa investigação sobre o fazer história dos autores. A realização deste estudo ressaltou a importância das obras para o campo da História da Educação e demonstrou que as escritas eram permeadas pelas relações políticas e culturais da época, associadas às práticas de registro e compilação de informações, prioritariamente oficiais, defendidas pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). O foco central dessas escritas era as ações estatais no âmbito da educação.

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Publicado
2020-04-15
Como Citar
Azevedo, L. P. de M. C., Vieira, A. C. de O., & Medeiros Neta, O. M. de. (2020). Pires de Almeida e Primitivo Moacyr: uma análise da escrita da história da educação. Acta Scientiarum. Education, 42(1), e46624. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.46624
Seção
História e Filosofia da Educação