A metodologia de Pestalozzi e o ideário da Escola Nova

  • Thais Lira França Adorno Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Maria Elisabeth Blanck Miguel Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Palavras-chave: Pestalozzi; Método Intuitivo;Escola Nova no Brasil.

Resumo

Este artigo é produto de um relatório parcial de pesquisa em andamento sobre a recepção das ideias de Johann Heinrich Pestalozzi no Brasil, e a presença do seu pensamento no ideário da Pedagogia da Escola Nova. A pesquisa é de caráter bibliográfico e pretende demonstrar que a pedagogia de Pestalozzi impactou o pensamento pedagógico da Escola Nova por meio de uma proposta de pedagogia ativa. Indiretamente é possível perceber a influência do pensamento pestalozziano na obra de Rui Barbosa; no entanto – diretamente – ele chega ao Brasil graças à pedagoga russa Helena Antipoff que, depois de estudar em Genebra, veio para o nosso país trazendo na bagagem as ideias do pedagogo social suíço. Pestalozzi (1889a) expõe sua teoria de aprendizagem e o método intuitivo. Os autores Soëtard (2010), Arce (2002) e Incontri (1996) discorrem sobre o estudioso e a sua concepção de aprendizagem. Este artigo pretende traçar paralelos entre os preceitos pestalozzianos e as práticas da Escola Nova manifestadas no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-04-14
Como Citar
Adorno, T. L. F., & Miguel, M. E. B. (2020). A metodologia de Pestalozzi e o ideário da Escola Nova. Acta Scientiarum. Education, 42(1), e48511. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.48511
Seção
História e Filosofia da Educação